Prelúdios

com Arthur Dapieve

O programa Prelúdios busca explorar os mui distintos aspectos da música clássica. Pode ser tratando de um compositor, de um intérprete, de um gênero específico etc. O que importa é ressaltar a imensa variedade e riqueza desse universo, oferecendo prazer.

De escolas e tempos distintos, Bach, Chopin e Debussy foram os autores dos prelúdios mais executados do repertório clássico. São peças que servem de introdução a trabalhos maiores e mais complexos, mas que não deixam de ter seus próprios encantos.

Prelúdios também é apresentado no último sábado de cada mês, às 19h, na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99.3 MHz), e reapresentado na segunda-feira seguinte, às 22h.

Arthur Dapieve entrou na música clássica pela porta do rock progressivo dos anos 1970. Ao ouvir o grupo Yes tocando Brahms ou o trio Emerson, Lake & Palmer tocando Mussorgsky, quis chegar aos originais. Nunca mais os abandonou. Jornalista na área de cultura desde 1986, tem uma coluna semanal no jornal O Globo desde 1993. Escreveu 11 livros, entre ficção e não ficção, como BRock – O rock brasileiro dos anos 80 e Renato Russo – O trovador solitário. É professor de Jornalismo Cultural na PUC-Rio e membro do conselho de programação da Sala Cecília Meireles.