Arquivo

  • Arquivo

    Os episódios de programas que não estão sendo atualizados ficam integralmente disponíveis aqui.

  • A canção no tempo

    A série A canção no tempo apresenta um panorama dos sucessos musicais no Brasil, tendo como base os dois volumes de A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras, livros de autoria dos pesquisadores Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. A cada mês, o painel de um ano é apresentado.

    VER TODOS

    Especial – O último capítulo

    Especial – O último capítulo

    Zuza Homem de Mello comenta as 50 músicas que ganharam verbetes na nova edição dos dois volumes do já clássico livro "A canção no tempo", feito em parceria com Jairo Severiano. São sucessos entre 1929 e 1985. Elis Regina, com três interpretações, é destaque no programa.

    28.06.2016
    1985

    1985

    No ano do fim do regime militar, destacaram-se as bandas de rock, como RPM, Legião Urbana e Titãs. A canção romântica também fez sucesso em 1985, como no dueto de Gal Costa com Tim Maia.

    07.07.2015
    1984

    1984

    Foi o ano da campanha pela volta das eleições diretas para presidente e do início da redemocratização. "Vai passar", de Chico Buarque, serviu como hino. "Podres poderes", de Caetano Veloso, iluminou o momento. E o rock brasileiro dominou a parada de sucessos.

    09.06.2015

    A voz humana

    A voz humana é um programa idealizado e apresentado por Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS. O título faz referência à peça A voz humana, de Jean Cocteau (1889-1963). A proposta é destacar momentos extraordinários do canto e apresentar um repertório pouco conhecido do público. A cada semana, um novo tema ou uma nova ideia guia a seleção, com destaque para a música de concerto contemporânea e de vanguarda, mas também jazz, MPB, cantos tradicionais e experimentos inusitados com a voz. Viajando sem linearidade no espaço e no tempo, da tradição oral aos dias de hoje, o programa apresenta ao ouvinte o pop e o clássico, a pureza melódica e o ruído, o grito e o sopro num painel divertido e provocativo. Suas 50 edições foram veiculadas ao longo de 2016.

    VER TODOS

    A voz do cantor: Caetano Veloso

    A voz do cantor: Caetano Veloso

    No 50º e último episódio de A Voz Humana, Eucanaã Ferraz dedica todo o programa a Caetano Veloso. As gravações escolhidas têm experimentações vocais explícitas, como em "Asa branca" e "Pulsar".

    13.12.2016
    Algumas vozes: uma antologia II

    Algumas vozes: uma antologia II

    Eucanaã Ferraz faz nova seleção particular de interpretações nada convencionais, às vezes divertidas, às vezes comoventes, como a de Thom Yorke, do Radiohead.

    06.12.2016
    Qualquer voz: uma antologia livre

    Qualquer voz: uma antologia livre

    Vozes peculiares, em interpretações nada convencionais, formam esta seleção de Eucanaã Ferraz. Tom Waits (com participação de Keith Richards) e o casal John Lennon e Yoko Ono estão na lista.

    29.11.2016

    As canções que eles fizeram pra mim

    A cada programa da série, com atualização mensal, um convidado seleciona canções para comentar a importância de um artista, ilustrar um tema ou eleger suas preferências dentre as opções existentes no acervo musical do IMS. 

    VER TODOS

    Turma da Pilantragem – com Gustavo Alonso

    Turma da Pilantragem – com Gustavo Alonso

    Nonato Buzar, morto recentemente, era da Turma da Pilantragem, um pessoal que balançou a MPB nos anos 1960 e sofreu preconceito. Biógrafo de Wilson Simonal (na foto, o cantor), Gustavo Alonso analisa o movimento com Joaquim Ferreira dos Santos.

    18.02.2014
    Wilson Baptista, diretamente do Café Nice

    Wilson Baptista, diretamente do Café Nice

    Wilson Baptista foi muito mais do que o sambista, ainda desconhecido, que se meteu numa polêmica com Noel Rosa. Rodrigo Alzuguir, autor de uma biografia sobre o compositor, escolheu e comentou dez músicas de um repertório com mais de 500 já catalogadas.

    21.01.2014
    Fabiana Cozza e o samba de São Paulo

    Fabiana Cozza e o samba de São Paulo

    Das festas do tambor de Pirapora ao Quinteto em Branco e Preto, passando por Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, a cantora Fabiana Cozza faz um passeio pela história do samba paulista.

    17.12.2013

    Batuta na Flip

    O Instituto Moreira Salles participa sempre da Flip com diversas atividades numa casa que é referência para quem vai a Paraty acompanhar a festa literária. Além de exposições e lançamentos de revistas, há entrevistas com escritores sobre obras literárias e personagens que marcaram suas vidas. As gravações vão ao ar no programa Batuta na Flip. Você pode ouvir as entrevistas atuais e as dos anos anteriores. Acompanhe a Flip 2015 em: http://www.blogdoims.com.br/ e na hashtag #imsnaflip (Twitter, Facebook e instagram).

    VER TODOS

    Gabriela Wiener

    Gabriela Wiener

    A maneira que ficção e jornalismo se misturam em "Outras vidas que não a minha", de Emmanuel Carrère, foi o tema principal da conversa da peruana Gabriela Wiener com a jornalista Marília Scalzo na Casa do IMS.

    03.07.2016
    Benjamin Moser

    Benjamin Moser

    Biógrafo de Clarice Lispector, Benjamin Moser criticou, em conversa com Eucanaã Ferraz na Casa do IMS, quem busca engajamento político na obra da escritora e destacou um aspecto dela que pouco se comenta: o humor.

    03.07.2016
    Kenneth Maxwell

    Kenneth Maxwell

    O Marquês de Pombal, controverso e fundamental estadista português, foi o personagem escolhido pelo historiador e brasilianista britânico Kenneth Maxwell para sua conversa, na Casa do IMS, com o jornalista Flávio Pinheiro.

    03.07.2016

    Como e por que nascem as canções

    Notório no jornalismo esportivo e cultural, João Máximo é autor, com Carlos Didier, de Noel Rosa - Uma biografia e tem livros publicados sobre Paulinho da Viola, trilhas sonoras de cinema, os grandes craques do futebol brasileiro e o Maracanã. No rádio, realizou o documentário em 32 capítulos Vinicius - Poesia, música e paixão. É um dos principais conhecedores da história e das histórias da música brasileira, assunto que abordará semanalmente neste programa, destacando como surgiram e se popularizaram importantes canções.

    VER TODOS

    O sol nascerá para todos

    O sol nascerá para todos

    Mario Reis propôs um desafio a Noel Rosa e Lamartine Babo: os dois fariam segundas partes de um samba e o cantor escolheria a melhor. João Máximo conta o que aconteceu.

    02.04.2014
    Amargura

    Amargura

    Quando sobrava tempo em meio aos mais de dez arranjos que escrevia por semana, Radamés Gnattali compunha uma melodia maravilhosa como a de "Amargura", conta João Máximo. Alberto Ribeiro pediu para pôr letra, e Lúcio Alves gravou este grande samba-canção moderno.

    26.03.2014
    Faceira

    Faceira

    No dia de sua estreia no teatro, em 1931, Sílvio Caldas (foto) lançou "Faceira", que se tornaria um dos maiores sucessos de Ary Barroso. Foi tamanho o impacto que o cantor bisou o samba oito vezes, conta João Máximo.

    19.03.2014

    Equipe IMS - Alice Sant'Anna

    Alice Sant'Anna lançou os livros de poesia Dobradura (7 Letras, 2008) e Rabo de baleia (Cosacnaify, 2013). Em 2012, em parceria com Armando Freitas Filho, publicou Pingue-Pongue, impresso em serigrafia. Trabalha na revista serrote, do IMS, e escreve às sextas-feira na página "Transcultura", do Segundo Caderno (O Globo).

    VER TODOS

    Zuca Sardan

    Zuca Sardan

    Zuca Sardan é um diplomata octogenário, mas continua se sentindo um poeta marginal. De Hamburgo, onde mora, ele conversou com Alice Sant'Anna sobre patafísica, geometria e também literatura.

    06.03.2015
    As cores de Lu Menezes

    As cores de Lu Menezes

    Autora de três livros, O amor é tão esguio (1980), Abre-te, Rosebud! (1996) e Onde o céu descasca (2011), a poeta Lu Menezes explica, em entrevista a Alice Sant’Anna, o longo intervalo entre cada livro. Além de comentar o processo de maturação, ela define a poesia como uma maneira...

    14.11.2014
    O carrossel de Ana Salek

    O carrossel de Ana Salek

    A carioca Ana Salek fala a Alice Sant'Anna sobre seus poemas, reunidos no livro "Dezembro" e prestes a virar outros, e suas crônicas, que cativam fãs no Facebook. Ela lê alguns de seus versos e o texto sobre a aula de pilates.

    12.09.2014

    Equipe IMS - Bia Paes Leme

    Bia Paes Leme é arranjadora, compositora e diretora musical, escreve regularmente para orquestras, grupos e intérpretes dedicados ao repertório brasileiro. Integra a banda que acompanha Chico Buarque. Dá aulas na Escola Portátil de Música, projeto de educação musical através do choro. É coordenadora de música do IMS, onde vem trabalhando na recuperação de partituras de importantes compositores, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, e de discos de 78 rotações. Seu programa trata, é claro, de música.

    VER TODOS

    Suíte Retratos, 4º movimento – Chiquinha Gonzaga

    Suíte Retratos, 4º movimento – Chiquinha Gonzaga

    Na série dedicada à suíte Retratos, Bia Paes Leme explica o quarto movimento, feito por Radamés Gnattali a partir do "Corta-jaca", de Chiquinha Gonzaga. O programa traz duas versões do "Corta-jaca" e Jacob do Bandolim tocando a peça de Radamés.

    11.07.2014
    Suíte Retratos, 3º movimento – Anacleto de Medeiros

    Suíte Retratos, 3º movimento – Anacleto de Medeiros

    No novo programa dedicado à suíte Retratos, composta por Radamés Gnattali e gravada por Jacob do Bandolim, Bia Paes Leme apresenta e explica o terceiro movimento, dedicada a Anacleto de Medeiros, um dos grandes nomes do choro.

    23.05.2014
    Suíte Retratos, 2º movimento – Ernesto Nazareth

    Suíte Retratos, 2º movimento – Ernesto Nazareth

    No segundo programa dedicado à suíte Retratos, que está completando 50 anos, Bia Paes Leme mostra como Radamés Gnattali se baseou em "Expansiva", de Ernesto Nazareth, para compor o movimento dedicado às valsas.

    11.04.2014

    Equipe IMS - José Carlos Avellar

    José Carlos Avellar (1936-2016) foi crítico de cinema, autor, entre outros, de um livro sobre cinema e literatura no Brasil, O chão da palavra, e de outro sobre teorias de cinema na América Latina, A ponte clandestina. Foi responsável pela programação de cinema do IMS.

    VER TODOS

    Festival do Rio, no IMS

    Festival do Rio, no IMS

    José Carlos Avellar destaca filmes do Festival do Rio que passarão no IMS, entre eles vários de Roberto Rossellini, como "Roma cidade aberta", e clássicos mexicanos.

    19.09.2014
    As praias de Agnès

    As praias de Agnès

    O novo DVD da Coleção IMS é um passeio da francesa Agnès Varda por seu entorno, as pessoas próximas, com a cineasta mais atenta aos outros do que a si própria. "As praias de Agnès" é um documentário exemplar no uso do equipamento digital para a realização de retratos de família.

    15.11.2013
    Uma viagem em torno de si mesmo

    Uma viagem em torno de si mesmo

    Documentários como "Um viajante", de Marcel Ophuls, em cartaz no Festival do Rio, e "As praias de Agnès Varda", próximo DVD da coleção do IMS, mostram cineastas investigando as próprias vidas em vez de olhar para o que está fora deles.

    11.10.2013

    Equipe IMS - Paulo Roberto Pires

    Paulo Roberto Pires é editor da serrote. Autor do perfil biográfico Hélio Pellegrino, a paixão indignada (Relume-Dumará) e do romance Se um de nós dois morrer (Alfaguara), ele fala em seus programas, principalmente, de livros. Mas não só de literatura. Também são temas seus a música, o cinema, o ensaísmo e a tecnologia ligada à leitura.

    VER TODOS

    Outras noites cariocas

    Outras noites cariocas

    O livro "Rio cultura da noite" é o mote para Paulo Roberto Pires dizer que nostalgia não precisa ser usar os mortos para criticar os vivos, mas recordar tempos em que as vidas noturna e intelectual se encontravam na cidade.

    05.09.2014
    A morte de um escritor

    A morte de um escritor

    João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Nadine Gordimer morreram nos últimos dias. Paulo Roberto Pires destaca que, ao contrário dos que morrem literariamente antes da extinção física, eles tiveram em vida as glórias merecidas e serão imortais graças ao leitor comum.

    25.07.2014
    Livro sem papel

    Livro sem papel

    Paulo Roberto Pires avisa: "Gostar de livro até traça gosta". Em seu podcast, o jornalista e escritor se ampara numa pesquisa para reforçar o valor dos ebooks e e-readers, criticar o fetiche do papel e defender que o importante mesmo é ler.

    27.06.2014

    Instrumental brasileiro

    Violonista e guitarrista consagrado, Ricardo Silveira já tocou, entre muitos outros, com Herbie Mann, Toots Thielemans, Don Grusin, Sadao Watanabe, Sergio Mendes, Elis Regina, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e João Bosco. Tem discos próprios, lançados no Brasil e nos EUA, e foi apresentador do programa "Estúdio 66", do Canal Brasil.

    VER TODOS

    Baden 2

    Baden 2

    Baden Powell, que completaria 78 anos neste 6 de agosto, ganha um segundo programa de Ricardo Silveira. A versatilidade e o virtuosismo do violonista e compositor ficam nítidos em "Deixa", "Consolação" e outras.

    06.08.2015
    Walter Wanderley

    Walter Wanderley

    O pianista e organista Walter Wanderley fez sucesso no Brasil nos anos da ascensão da bossa nova e mais ainda, na década de 1960, nos EUA, com versões como a de "Samba de verão". Ricardo Silveira recorda algumas dessas gravações.

    09.07.2015
    Hermeto

    Hermeto

    Para este programa, Ricardo Silveira selecionou gravações feitas por Hermeto Pascoal entre 1972 e 1980, com arranjos para big bands e outros mais suaves, ressaltando a versatilidade do músico.

    11.06.2015

    Intérpretes

    Cantora entre as mais versáteis do país, Zélia Duncan tem um repertório pop de muitos sucessos, mas também faz visitas à tradição da música brasileira, como no disco Eu me transformo em outros (2004), em que interpretou canções antes gravadas por Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso e outras vozes que influenciam seu estilo.

    VER TODOS

    Mônica Salmaso, a emoção nos intervalos do silêncio

    Mônica Salmaso, a emoção nos intervalos do silêncio

    Zélia Duncan diz em seu novo programa que Mônica Salmaso é a Nana Caymmi de sua geração. Além de apresentar músicas do CD "Corpo de baile", recém lançado, Zélia passeia por outros momentos da carreira de Mônica.

    21.08.2014
    Ro Ro, tipo camicaze, louca samurai

    Ro Ro, tipo camicaze, louca samurai

    Zélia Duncan diz que a coisa ficou grave em seu novo programa. E rouca também. Angela Ro Ro é a voz da vez. Estão aqui a cantora de "Simples carinho", "Demais" e outras; a compositora de "Mares da Espanha", "Amor, meu grande amor" e muitas mais. "Amy Winehouse é a filha que eu nunca tive",...

    12.07.2014
    Zum de besouro é bom demais!

    Zum de besouro é bom demais!

    Zélia Duncan trouxe para seu programa na Batuta um surto recente de obsessão por Djavan. Ela mostra aqui o cantor interpretando composições próprias e alheias. E ressalta que não interessa muito entender suas letras, mas aproveitar o prazer que as músicas proporcionam.

    08.05.2014

    Os Batutas

    Grandes cantores e compositores têm suas trajetórias lembradas neste programa, atualizado mensalmente. É possível saber mais de suas vidas e ouvir as músicas mais marcantes.

    VER TODOS

    Sidney Miller

    Sidney Miller

    O cantor e compositor Sidney Miller, que completaria 70 anos neste abril de 2015, surgiu com destaque na geração dos festivais. A timidez o prejudicava, mas o talento, sobretudo como letrista, atraía intérpretes e público. Morreu com apenas 35 anos.

    31.03.2015
    Billy Blanco

    Billy Blanco

    Autor de sambas sincopados como "Estatutos da gafieira" e parceiro de Tom Jobim pouco antes da bossa nova (em "Tereza da Praia", por exemplo), Billy Blanco é o novo personagem da série Os Batutas.

    21.01.2015
    Roberto Martins

    Roberto Martins

    O nome de Roberto Martins pode não ser muito conhecido, mas suas músicas são. "Beija-me", "Devagar com a louça" e "Cordão dos puxa-sacos" estão entre seus maiores sucessos.

    16.12.2014

    Piano brasileiro

    Criador do Instituto Piano Brasileiro e responsável pelo site do IMS dedicado a Ernesto Nazareth, o pesquisador e pianista Alexandre Dias concebeu uma série de programas de rádio (cada um com não mais do que sete minutos) para falar dos grandes nomes da história deste instrumento no Brasil. Ele alterna pianistas mais ligados à música clássica com outros vinculados à popular. Os programas também vão ao ar na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99.3 MHz), às 13h de domingo, entrando no site da Batuta às terças-feiras e sendo reapresentados na emissora carioca às 18h30 de quinta-feira.

    VER TODOS

    Tom Jobim

    Tom Jobim

    O rapaz que sonhava ser concertista foi convencido a mudar de rumo e se tornou o mais célebre compositor popular brasileiro. Alexandre Dias selecionou uma interpretação solo de Tom Jobim para a primeira música que criou: "Valsa sentimental", mais tarde rebatizada de "Imagina".

    26.07.2016
    Miguel Proença

    Miguel Proença

    Pianista de talento reconhecido internacionalmente, Miguel Proença é um divulgador fundamental das obras de compositores brasileiros. Sua versão de 1983 para o "Prelúdio fantástico", de Lorenzo Fernandez, foi a selecionada por Alexandre Dias para o programa.

    19.07.2016
    Hermeto Pascoal

    Hermeto Pascoal

    O piano é apenas um dos muitos instrumentos dominados por Hermeto Pascoal, cuja inventividade é infinita. Alexandre Dias mostra um lado lírico do músico de 80 anos, numa interpretação solo de "Menina Ilza".

    12.07.2016

    Prefácios

    Escritores e ensaístas falam sobre livros e autores que conhecem bem, oferecendo aos ouvintes um guia privilegiado.

    VER TODOS

    Rodrigo Lacerda

    Rodrigo Lacerda

    Neste programa da série Prefácios, o escritor Rodrigo Lacerda apresenta o pouco conhecido livro Mina R, de Roberto de Mello e Souza. Autor de muitos livros de administração de recursos humanos, Roberto (irmão do crítico Antonio Candido) combateu na Itália durante a segunda guerra mundial...

    29.04.2013
    Laura Restrepo

    Laura Restrepo

    “Dos escritores atuais, é aquele que conseguiu ir mais fundo na alma do homem contemporâneo”. Com essa frase, a escritora colombiana Laura Restrepo justifica a sua escolha de Infância, do sul-africano J.M. Coetzee, como livro a receber um prefácio seu. É esse prefácio que ouvimos...

    29.04.2013
    Jurandir Freire Costa

    Jurandir Freire Costa

    Um triângulo amoroso entre um veterano jornalista inglês, um jovem americano idealista e uma bela vietnamita, no qual motivações psicológicas tornam-se inseparáveis de elementos passionais e ideológicos. O pano de fundo histórico e político, que traz a Guerra da Indochina, nos anos...

    29.04.2013
    Opinião

    Opinião

    Joyce Moreno e o grupo Casuarina reviveram em 8 de fevereiro o "Opinião", o histórico show que estreou em 1964 já contestando a ditadura militar. Músicas como "Malvadeza Durão", "Carcará" e a faixa-título ganharam novas roupagens. A Batuta oferece a íntegra do show.

    25.03.2014
    Pedro Luís canta O bem-amado

    Pedro Luís canta O bem-amado

    A Batuta mostra a íntegra do show em que Pedro Luís cantou no IMS-RJ a trilha sonora da novela "O bem-amado", feita em 1973 por Toquinho e Vinicius de Moraes, homenageado no ano de seu centenário.

    17.10.2013
    Cida Moreira

    Cida Moreira

    Músicas brasileiras com temas e palavras francesas. Este foi o repertório do show "Da fenêtre vê-se o Redentor", apresentado por Cida Moreira no IMS-RJ em 10 de setembro. A íntegra do show está disponível.

    20.09.2013

    Tubo de ensaio

    O universo musical revelado em ensaios radiofônicos criados por autores convidados. Esse é o Tubo de ensaio, série da Rádio Batuta que propõe uma reflexão sonora sobre a música: seus elementos, suas fórmulas, seus efeitos.

    VER TODOS

    Caetano Veloso, objeto não identificado – por Pedro Duarte

    Caetano Veloso, objeto não identificado – por Pedro Duarte

    A reflexão poético-musical de Caetano Veloso sobre o Brasil ao longo da sua carreira é o tema desse ensaio sonoro, concebido e narrado por Pedro Duarte.

    07.08.2013
    Os “estudos” de Tom Zé – por Bernardo Oliveira

    Os “estudos” de Tom Zé – por Bernardo Oliveira

    Bernardo Oliveira ilumina as particularidades dos “estudos” de Tom Zé e demonstra como, a partir deles, o artista conseguiu se reinventar na música popular brasileira.

    01.08.2013
    O pensamento-rock de Hélio Oiticica – por Sérgio Martins

    O pensamento-rock de Hélio Oiticica – por Sérgio Martins

    A interseção entre artes plásticas e rock’n roll e a falta de fronteiras para o pensamento estético do irrequieto Hélio Oiticica são alguns dos temas desse ensaio, escrito e narrado pelo crítico de arte Sérgio Martins.

    31.07.2013