Batuta na Flip

O Instituto Moreira Salles participa sempre da Flip com diversas atividades numa casa que é referência para quem vai a Paraty acompanhar a festa literária. Além de exposições e lançamentos de revistas, há entrevistas com escritores sobre obras literárias e personagens que marcaram suas vidas. As gravações vão ao ar no programa Batuta na Flip. Você pode ouvir as entrevistas atuais e as dos anos anteriores. Acompanhe a Flip 2015 em: http://www.blogdoims.com.br/ e na hashtag #imsnaflip (Twitter, Facebook e instagram).

Gabriela Wiener

Gabriela Wiener

A maneira que ficção e jornalismo se misturam em "Outras vidas que não a minha", de Emmanuel Carrère, foi o tema principal da conversa da peruana Gabriela Wiener com a jornalista Marília Scalzo na Casa do IMS.

03.07.2016

Benjamin Moser

Benjamin Moser

Biógrafo de Clarice Lispector, Benjamin Moser criticou, em conversa com Eucanaã Ferraz na Casa do IMS, quem busca engajamento político na obra da escritora e destacou um aspecto dela que pouco se comenta: o humor.

03.07.2016

Kenneth Maxwell

Kenneth Maxwell

O Marquês de Pombal, controverso e fundamental estadista português, foi o personagem escolhido pelo historiador e brasilianista britânico Kenneth Maxwell para sua conversa, na Casa do IMS, com o jornalista Flávio Pinheiro.

03.07.2016

Valeria Luiselli

Valeria Luiselli

A mexicana Valeria Luiselli recordou, em conversa com Alice Sant'Anna na Casa do IMS, o impacto que teve ao ler na adolescência, morando na Índia, o clássico "Pedro Páramo", de Juan Rulfo.

03.07.2016

Misha Glenny

Misha Glenny

Autor de "O dono do morro", sobre a favela da Rocinha, o jornalista e historiador britânico Misha Glenny falou na Casa do IMS sobre o seriado "The Wire". Para ele, é um exemplo de que a ficção pode ser até mais eficaz do que a reportagem ao retratar uma realidade complexa.

02.07.2016

J.P. Cuenca

J.P. Cuenca

J.P. Cuenca escolheu Lima Barreto, sobretudo o romance "Recordações do escrivão Isaías Caminha", para tema de sua conversa com Paulo Roberto Pires na Casa do IMS. "Seus livros eram reflexos tão perfeitos da sociedade que se tornavam ofensivos."

02.07.2016

Álvaro Enrigue

Álvaro Enrigue

O escritor William Burroughs fugiu dos EUA em 1952 por causa de problemas com a polícia. No México, matou sua mulher, Joan, com um tiro na testa. A história foi tema da conversa do escritor mexicano Álvaro Enrigue, na Casa do IMS, com Daniel Pellizzari.

02.07.2016

Sérgio Alcides

Sérgio Alcides

O poeta e professor Sérgio Alcides se concentrou, na conversa com Alice Sant'Anna na Casa do IMS, na obra de Sebastião Uchôa Leite, reunida agora em "Poesia completa". Segundo ele, ao contrário de muitos, o pernambucano se tornou ainda mais radical na maturidade.

01.07.2016