Como e por que nascem as canções

Notório no jornalismo esportivo e cultural, João Máximo é autor, com Carlos Didier, de Noel Rosa - Uma biografia e tem livros publicados sobre Paulinho da Viola, trilhas sonoras de cinema, os grandes craques do futebol brasileiro e o Maracanã. No rádio, realizou o documentário em 32 capítulos Vinicius - Poesia, música e paixão. É um dos principais conhecedores da história e das histórias da música brasileira, assunto que abordará semanalmente neste programa, destacando como surgiram e se popularizaram importantes canções.

O sol nasceu pra todos

O sol nasceu pra todos

Mario Reis propôs um desafio a Noel Rosa e Lamartine Babo: os dois fariam segundas partes de um samba e o cantor escolheria a melhor. João Máximo conta o que aconteceu.

02.04.2014

Amargura

Amargura

Quando sobrava tempo em meio aos mais de dez arranjos que escrevia por semana, Radamés Gnattali compunha uma melodia maravilhosa como a de "Amargura", conta João Máximo. Alberto Ribeiro pediu para pôr letra, e Lúcio Alves gravou este grande samba-canção moderno.

26.03.2014

Faceira

Faceira

No dia de sua estreia no teatro, em 1931, Sílvio Caldas (foto) lançou "Faceira", que se tornaria um dos maiores sucessos de Ary Barroso. Foi tamanho o impacto que o cantor bisou o samba oito vezes, conta João Máximo.

19.03.2014

Quem dá mais?

Quem dá mais?

Noel Rosa ainda era pouco conhecido quando, em 1930, fez "Quem dá mais?", um samba corrosivo sobre o Brasil que se vende por pouco. João Máximo, biógrafo de Noel, explica os detalhes da letra.

12.03.2014

Pelo telefone

Pelo telefone

"Pelo telefone", grande sucesso do carnaval de 1917, foi mesmo o primeiro samba? Era samba ou maxixe? Era só de Donga (foto) ou de vários autores? João Máximo resume uma das histórias mais polêmicas da música brasileira.

05.03.2014

Ninguém me ama

Ninguém me ama

Antônio Maria (foto) e Fernando Lobo fizeram um pacto para que toda música de um fosse assinada também pelo outro. Não deu certo, como conta João Máximo: Maria não gostou de o sucesso da sua "Ninguém me ama" ser saboreada por Lobo e desfez o acordo.

26.02.2014

O que é que a baiana tem?

O que é que a baiana tem?

A figura de baiana estilizada de Carmen Miranda surgiu em 1939, no filme "Banana da terra". Era para ser numa canção de Ary Barroso, mas os produtores acharam que o compositor queria dinheiro demais. Sobrou para o novato e desconhecido Dorival Caymmi, que ensinou a Carmen "O que é que a...

19.02.2014

Risoleta

Risoleta

Luiz Barbosa, lembrado também no programa Os Batutas, era "o cantor com sorriso na voz", como se dizia. Foi com esse estilo que ele lançou o popular samba de breque "Risoleta", baseado numa personagem real, segundo recorda João Máximo.

12.02.2014