Equipe IMS - Paulo Roberto Pires

Paulo Roberto Pires é editor da serrote. Autor do perfil biográfico Hélio Pellegrino, a paixão indignada (Relume-Dumará) e do romance Se um de nós dois morrer (Alfaguara), ele fala em seus programas, principalmente, de livros. Mas não só de literatura. Também são temas seus a música, o cinema, o ensaísmo e a tecnologia ligada à leitura.

Outras noites cariocas

Outras noites cariocas

O livro "Rio cultura da noite" é o mote para Paulo Roberto Pires dizer que nostalgia não precisa ser usar os mortos para criticar os vivos, mas recordar tempos em que as vidas noturna e intelectual se encontravam na cidade.

05.09.2014

A morte de um escritor

A morte de um escritor

João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Nadine Gordimer morreram nos últimos dias. Paulo Roberto Pires destaca que, ao contrário dos que morrem literariamente antes da extinção física, eles tiveram em vida as glórias merecidas e serão imortais graças ao leitor comum.

25.07.2014

Livro sem papel

Livro sem papel

Paulo Roberto Pires avisa: "Gostar de livro até traça gosta". Em seu podcast, o jornalista e escritor se ampara numa pesquisa para reforçar o valor dos ebooks e e-readers, criticar o fetiche do papel e defender que o importante mesmo é ler.

27.06.2014

Ricardo Piglia

Ricardo Piglia

"Caminho de ida", novo romance do argentino Ricardo Piglia, é vibrante, debochado e um tanto melancólico, diz Paulo Roberto Pires em seu programa sobre livros na Batuta. A história se passa numa universidade dos EUA dos anos 1990.

09.05.2014

Memórias da ditadura

Memórias da ditadura

Em meio aos muitos lançamentos por ocasião dos 50 anos do golpe militar, Paulo Roberto Pires seleciona um livro de 2011 que, a cada leitura, reafirma sua força: "K.", de Bernardo Kucinski, romance baseado no desaparecimento de sua irmã.

21.03.2014

Ensaio para quem precisa

Ensaio para quem precisa

Em 2013 a "serrote" promoveu concurso e oficina de ensaios. Ambos mostraram que há público e interesse pelo gênero que fica no melhor lugar possível entre o texto acadêmico e o jornalismo.

13.12.2013

A cabeça de Kubrick

A cabeça de Kubrick

Em cartaz em São Paulo, exposição dedicada a Stanley Kubrick tem clima de Disneyworld, mas consegue aproximar o espectador das ideias geniais do cineasta. E dá para sentir medo novamente de "O iluminado" (foto).

08.11.2013

Maus hábitos literários

Maus hábitos literários

El Salvador e os salvadorenhos são demolidos em "Asco", romance lançado agora no Brasil e que levou o autor, Horacio Castellanos Moya, ao exílio após fazer muitos inimigos. Paulo Roberto Pires mostra que ele também fez um grande livro.

04.10.2013