Música é História

O programa passeia pela história da música brasileira em edições avulsas ou em séries, como as dedicadas aos grandes compositores e aos cem anos do samba. Uma versão de cinco minutos vai ao ar aos domingos, às 14h50, na CBN. A versão integral fica na Batuta.

Elis é plural – 1

Elis é plural – 1

O primeiro dos dois capítulos dedicados a Elis Regina na série "A mulher na música brasileira" cobre nove anos: do início fracassado como musa juvenil até a consolidação como cantora brilhante e poderosa, lançadora de novos compositores.

11.11.2018

Vozes contra a ditadura

Vozes contra a ditadura

Opinião, Carcará, Como nossos pais e O bêbado e a equilibrista estão entre as canções marcantes no enfrentamento da ditadura que vigorou de 1964 a 1985. As vozes que as interpretaram eram femininas, como as de Nara Leão, Maria Bethânia e Elis Regina.

04.11.2018

As senhoras

As senhoras

Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus (foto) são duas artistas que só se profissionalizaram por volta dos 60 anos. No episódio da série "A mulher na música brasileira" também estão outras senhoras cantoras: Vó Maria, Dona Inah e Dona Onete, além de Edith do Prato.

21.10.2018

As jovens

As jovens

Carmen Miranda, Nara Leão, Celly Campello (foto), Wanderléa e as musas do rock dos anos 1980 são cantoras que, na juventude, marcaram correntes musicais e épocas. Elas estão na série "A mulher na música brasileira".

14.10.2018

As meninas

As meninas

O episódio da série "A mulher na música brasileira" reúne canções que tratam do interesse de homens mais velhos por adolescentes ou moças jovens. O tema incômodo aparece em composições de tempos mais machistas, em tom delicado ou de humor rasgado.

24.09.2018

Mulheres históricas

Mulheres históricas

A série "A mulher na música brasileira" reúne figuras femininas como Chica da Silva (na foto, Zezé Motta no papel) e Zuzu Angel. O programa ainda tem músicas que citam Luzia, a mulher de 11 mil anos cujo fóssil pertence ao acervo do Museu Nacional, e a princesa Isabel.

09.09.2018

Mulheres rendeiras, fortes e do forró

Mulheres rendeiras, fortes e do forró

Personagens como a "paraíba mulher-macho" e a "comadre Sebastiana" estão entre as nordestinas lembradas neste episódio da série "A mulher na música brasileira". A homenagem se estende a artistas como Almira Castilho, Marinês, Amelinha e Elba Ramalho.

02.09.2018

Inezita Barroso

Inezita Barroso

Inezita Barroso era de família rica, mas gostava de ouvir gente do interior cantando música caipira. Tornou-se pesquisada e intérprete fundamental, não deixando de lançar canções urbanas, como Ronda. A artista de vida singular está na série "A mulher na música brasileira".

26.08.2018