Música é História

O programa passeia pela história da música brasileira em edições avulsas ou em séries, como as dedicadas aos grandes compositores e aos cem anos do samba. Uma versão de cinco minutos vai ao ar aos domingos, às 14h50, na CBN. A versão integral fica na Batuta.

Músicas de junho – Os sanfoneiros

Músicas de junho – Os sanfoneiros

Instrumento mais importante na tradição das festas juninas, a sanfona fez história nas mãos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho, astros deste segundo programa da série.

18.06.2017

Músicas de junho – O reino de Gonzaga

Músicas de junho – O reino de Gonzaga

Luiz Gonzaga espalhou os ritmos nordestinos pelo país e contribuiu para a região ser a mais importante quando o assunto é festa junina. Ele compôs sucessos como Olha pro céu e São João na roça, além de influenciar artistas que firmaram uma tradição.

11.06.2017

Músicas de junho – Balões e fogueiras

Músicas de junho – Balões e fogueiras

O primeiro capítulo da série sobre as músicas de festas juninas traz as origens dessa tradição e marchinhas pioneiras como Cai, cai, balão e Chegou a hora da fogueira.

04.06.2017

Noel e o amor

Noel e o amor

Ele foi machista em várias letras, mas chegou a escrever na voz feminina e sofreu bastante por amores terminados, como prova Último desejo, que compôs pouco antes de morrer.

28.05.2017

Noel e a mentira

Noel e a mentira

Assim como outros autores de sua época, o compositor costumava pintar as mulheres como falsas, enganadoras. Mas o tema também apareceu, em Prazer em conhecê-lo, numa situação em que dois rivais precisam fingir que não se odeiam.

20.05.2017

Noel e Vadico

Noel e Vadico

A parceria entre o compositor carioca e o pianista paulistano rendeu apenas dez canções, mas entre elas estão obras inesquecíveis: Feitio de oração, Feitiço da Vila, Conversa de botequim, Pra que mentir?.

14.05.2017

Noel e os malandros

Noel e os malandros

A relação do compositor com a malandragem era controvertida. Ele admirava os personagens, mas também fazia sambas críticos a eles. No repertório, Rapaz folgado, O século do progresso e Mulato bamba.

07.05.2017

Noel filósofo

Noel filósofo

Por causa de suas letras sofisticadas, Noel Rosa foi chamado de "filósofo do samba". As ideias e imagens engenhosas do compositor aparecem em músicas como Filosofia, Positivismo e João Ninguém.

30.04.2017