Música é História

O programa passeia pela história da música brasileira em edições avulsas ou em séries, como as dedicadas aos grandes compositores e aos cem anos do samba. Uma versão de cinco minutos vai ao ar aos domingos, às 14h50, na CBN. A versão integral fica na Batuta.

Noel e os morros

Noel e os morros

Noel Rosa aproximou "asfalto" e "morro", como se dizia na sua época. Foi parceiro e amigo de Ismael Silva, Cartola, Heitor dos Prazeres e outros, reforçando a qualidade e o alcance das criações dos compositores populares.

23.04.2017

Noel e a Vila

Noel e a Vila

Noel Rosa cantou Vila Isabel em apenas quatro composições, mas ficou totalmente associado ao lugar em que nasceu, sendo chamado de Poeta da Vila. Dois clássicos da música brasileira, Feitiço da Vila e Palpite infeliz, são dedicados ao bairro.

16.04.2017

Noel e o humor

Noel e o humor

Não faltam canções divertidas na obra do Poeta da Vila, que sabia conciliar inteligência com doses de escracho. O programa mostra exemplos como Um gago apaixonado, Tarzan e Conversa de botequim.

09.04.2017

Noel e o Brasil

Noel e o Brasil

Nos próximos dois meses, o Música é História apresentará uma série dedicada a Noel Rosa, cujos 80 anos de morte se completam em 4 de maio. O primeiro episódio recorda seus retratos do Brasil: Com que roupa?, São coisas nossas e Onde está a honestidade? e outras.

02.04.2017

Mulheres do século XXI

Mulheres do século XXI

Letras que desafiam o machismo na música brasileira, espelhando as mudanças do país, estão no último programa da série dedicada às mulheres. No repertório, Alice Caymmi (foto), Clarice Falcão, Karol Conka e Fabiana Cozza.

26.03.2017

As vozes femininas de Chico Buarque

As vozes femininas de Chico Buarque

Nenhum compositor escreveu tão marcantes canções sobre o universo feminino do que Chico Buarque. No início da carreira, algumas de suas personagens, como a de Com açúcar, com afeto, ainda eram subjugadas pelos homens. Depois, elas se tornaram fortes, decididas, até cruéis, mas...

19.03.2017

Mulheres: machismo nacional e musical

Mulheres: machismo nacional e musical

O infeliz discurso de Michel Temer no Dia Internacional da Mulher encontra eco na tradição da música brasileira, na qual não faltam canções machistas: de "Ai, que saudades da Amélia" a exemplos recentes.

12.03.2017

Mulheres: Marias e Marias

Mulheres: Marias e Marias

Marias às vezes exploradas, mas sempre valentes, estão neste programa que abre a série sobre mulheres na música brasileira. Entre as canções, "Lata d'água", "Maria Moita" e "Maria da Vila Matilde".

05.03.2017