Prelúdios

Arthur Dapieve apresenta o programa, que estreou em 2013. Ele é jornalista desde 1986, trabalhando na área de cultura no "Jornal do Brasil" e em "O Globo", do qual é colunista, além do site "NoPonto". Tem dez livros entre ficção e não ficção, alguns sobre música, como BRock - o rock brasileiro dos anos 80 (1995) e Renato Russo - O trovador solitário (2000). Escuta música clássica desde que era um adolescente fã de rock progressivo e hoje dedica a Bach, Tchaikovsky e Mahler a maioria do seu tempo.

Sergio Roberto de Oliveira

Sergio Roberto de Oliveira

O compositor Sergio Roberto de Oliveira morreu em julho, aos 46 anos, de câncer no pâncreas. Arthur Dapieve homenageia neste programa o artista, ressaltando aspectos como sua capacidade de diluir as fronteiras entre a vanguarda erudita do século XX e a música popular brasileira.

26.08.2017

Música nos campos

Música nos campos

Arthur Dapieve dedica o programa aos músicos que foram vítimas do Holocausto. Há, por exemplo, peças de Pavel Haas (na foto, com a mulher e a filha) e Erwin Schulhoff, mortos nos campos, e o "Quarteto para o fim dos tempos", de Olivier Messiaen, tocado para prisioneiros de guerra como ele.

29.07.2017

Rosana, cravo e Marcelo

Rosana, cravo e Marcelo

Instrumento tão associado à música barroca, o cravo é muito ouvido no Rio de Janeiro graças, sobretudo, a Rosana Lanzelotte e Marcelo Fagerlande. Os dois protagonizam o novo programa de Arthur Dapieve, que tem no repertório peças de Bach, Haydn, Nazareth e outros.

24.06.2017

Monteverdi, quatrocinquentão

Monteverdi, quatrocinquentão

Nos 450 anos de Claudio Monteverdi, tido como o inventor da ópera, Arthur Dapieve apresenta árias, peças sacras e madrigais que demonstram a atemporalidade da obra do compositor renascentista.

27.05.2017

Quatro anos…

Quatro anos…

O programa de Arthur Dapieve completa quatro temporadas com uma edição em que não há um tema costurando o repertório. O prazer de compartilhar o amor pela música clássica moveu suas escolhas: peças de Beethoven, Mozart, Mahler e outros, por intérpretes como Igor Levit (foto).

29.04.2017

Os noturnos

Os noturnos

Gênero criado pelo irlandês John Field (imagem), o noturno ganhou este nome por causa de seu formato livre, que se assemelha a divagações. Chopin é o nome maior, mas Arthur Dapieve seleciona outros compositores importantes, incluindo os brasileiros Ernesto Nazareth e Radamés Gnattali.

25.03.2017

Na linha do Villa

Na linha do Villa

Villa-Lobos foi quem encarnou melhor a ideia de que a música brasileira poderia ter uma linha própria, uma escola. Nela também estão Tom Jobim, Francis Hime e Egberto Gismonti. São os compositores do novo programa de Arthur Dapieve.

18.02.2017

Cabaré clássico

Cabaré clássico

Na abertura da quinta temporada de Prelúdios, Arthur Dapieve destaca a música de cabaré, surgida na Alemanha dos anos 1920. O casal Lotte Lenya e Kurt Weill (foto), Marlene Dietrich e Ute Lemper são personagens do programa.

28.01.2017