Prelúdios

Arthur Dapieve apresenta o programa, que estreou em 2013. Ele é jornalista desde 1986, trabalhando na área de cultura no "Jornal do Brasil" e em "O Globo", do qual é colunista, além do site "NoPonto". Tem dez livros entre ficção e não ficção, alguns sobre música, como BRock - o rock brasileiro dos anos 80 (1995) e Renato Russo - O trovador solitário (2000). Escuta música clássica desde que era um adolescente fã de rock progressivo e hoje dedica a Bach, Tchaikovsky e Mahler a maioria do seu tempo.

Nino Rota, o Puccini do cinema

Nino Rota, o Puccini do cinema

Nino Rota está entre os maiores compositores de trilhas para cinema, como as de O poderoso chefão e de filmes de Federico Fellini. Trechos delas estão neste programa de Arthur Dapieve, que também selecionou movimentos de sinfonias e concertos.

25.08.2018

O centenário Bernstein

O centenário Bernstein

Uma canção do musical West Side story e movimentos de sinfonias estão no repertório selecionado por Arthur Dapieve para celebrar o centenário de Leonard Bernstein, um dos compositores e maestros mais importantes do século XX.

28.07.2018

O violino, solo

O violino, solo

Sozinho, o violino pode ser ainda mais pungente do que ao lado de um piano, num quarteto de cordas ou à frente de uma orquestra. Arthur Dapieve mostra isso com gravações da chacona de Bach, de um capricho de Paganini e de outras composições.

29.06.2018

A voz da Rússia

A voz da Rússia

Arthur Dapieve selecionou, em óperas ou canções, exemplos do que de melhor a música clássica russa produziu no campo do canto lírico. Entre os compositores estão Tchaikovsky, Rachmaninoff e Prokofiev. E entre os intérpretes, Anna Netrebko (foto) e Dmitri Hvorostovsky.

26.05.2018

As sinfonias do Villa

As sinfonias do Villa

A caixa com as gravações de todas as sinfonias de Villa-Lobos é o tema escolhido por Arthur Dapieve para comemorar os cinco anos de seu programa na Rádio Batuta. O feito é da Osesp, com regência de Isaac Karabtchevsky.

28.04.2018

Debussy, 100 anos depois

Debussy, 100 anos depois

Arthur Dapieve explica por que Claude Debussy, cem anos após sua morte, continua um compositor ao mesmo tempo fácil e difícil. As peças do autor de Clair de Lune são lembradas aqui por pianistas solo até as filarmônicas, e ouve-se o próprio Debussy numa gravação de 2018.

31.03.2018

Música fúnebre

Música fúnebre

Além da famosa Marcha fúnebre, de Chopin, existem muitas composições célebres em torno da morte, como a ária final de Tristão e Isolda, de Wagner. Arthur Dapieve seleciona algumas e mostra como são variadas as interpretações musicais sobre o assunto.

24.02.2018

Os 90 anos de Edino Krieger

Os 90 anos de Edino Krieger

Dono de uma obra vasta e diversificada, que passa pela música de vanguarda e por um nacionalismo moderno, Edino Krieger completará 90 anos em março. Arthur Dapieve o homenageia selecionando algumas de suas peças sinfônicas e para piano.

27.01.2018