Rádio Pensamento
A Rádio Pensamento é um espaço da Rádio Batuta voltado para entrevistas e comentários que podem passear por filosofia, sociologia e artes, buscando visões originais sobre temas diversos.
Gal, Callado e Ana C. nos tempos da ditadura
No livro Tudo em volta está deserto, Eduardo Jardim reflete sobre a arte na ditadura a partir do show Gal a todo vapor, do romance Quarup e da poesia de Ana Cristina Cesar. Para ele, arte e pensamento são mais efetivos do que engajamento político.
01.12.2017
Lillian Ross
O tema do podcast da serrote é Lillian Ross, a estrela do jornalismo norte-americano que morreu aos 99 anos em setembro. Seu perfil de Ernest Hemingway, publicado em 1950, permanece como exemplo de grande reportagem, capaz de mostrar o lado patético do escritor.
16.11.2017
Perto de Foucault
Roberto Machado comenta, no podcast da serrote, seu livro Impressões de Michel Foucault. Ele recorda a convivência entre "um jovem professor subdesenvolvido e uma estrela internacional da filosofia", conta histórias divertidas e ressalta a originalidade do pensador francês.
02.11.2017
A nova cara da Revolução Russa
Daniel Aarão Reis, que lança dois livros sobre a centenária Revolução Russa, exalta no podcast da serrote a migração do papel da sociedade (inclusive as mulheres) para o centro dos estudos sobre a União Soviética, deixando em segundo plano líderes como Lênin, Stalin e Trotski.
20.10.2017
O laboratório de Ricardo Piglia
Está saindo no Brasil o volume inicial dos diários do argentino Ricardo Piglia. Ele os utilizava como experimentos para seus livros. O podcast da serrote destaca trechos como as críticas a García Márquez e Cortázar e o registro do primeiro encontro com Borges.
05.10.2017
Reação ao artista nu
Os protestos contra a performance de um artista nu, tocado por uma criança, fazem parte de um quadro de "cala a boca geral" desejado pelos setores conservadores, diz Guilherme Wisnik em sua coluna "Espaço em obra" (Rádio USP).
05.10.2017
O IMS Paulista
Professor de arquitetura e urbanismo da USP, Guilherme Wisnik analisa em sua coluna "Espaço em obra" (Rádio USP) o edifício do IMS Paulista, inaugurado em 19 de setembro.
21.09.2017
A primeira vez de Millôr
Não bastasse a qualidade dos desenhos, a exposição de Millôr Fernandes em 1957 se tornou histórica por ter sido a primeira de poucas. Paulo Roberto Pires recorda, no podcast da serrote, a recepção calorosa de críticos como Mário Pedrosa. Prevaleceu, porém, o homem de imprensa.
21.09.2017