Especiais

  • Especiais

    São reportagens, entrevistas, recortes sobre temas, abordagens de momentos e de personagens da vida cultural brasileira, sobretudo a musical.

  • A música brasileira de Stefano Bollani

    A música brasileira de Stefano Bollani

    Um dos principais pianistas italianos da atualidade, Stefano Bollani interpreta com frequência e originalidade a música brasileira, de Nazareth a Tom Jobim, de Pixinguinha a Chico Buarque. Ele explica essa paixão em entrevista a Batuta, que apresenta algumas de suas gravações.

    23.12.2017

    Xenia França

    Xenia França

    Cantora de destaque na música de São Paulo, a baiana Xenia França está lançando seu primeiro CD, marcado por elementos da cultura negra (da África, do Brasil, de Cuba, dos EUA), como explicou na série Rádio Batuta Convida. Ela interpretou sete músicas no IMS Paulista.

    12.12.2017

    Fábio Peron

    Fábio Peron

    Fábio Peron, um dos principais bandolinistas da atualidade, mostrou no IMS Paulista músicas de seu CD Afinidades e composições de Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Ele explicou o estilo de Jacob e destacou a influência que sofreu de Joel Nascimento e Izaías Bueno de Almeida.

    22.11.2017

    A festa caipira de Mônica Salmaso

    A festa caipira de Mônica Salmaso

    Mônica Salmaso explica como chegou a um CD dedicado à música regional e suas escolhas de repertório, algumas feitas fora do universo caipira. O programa apresenta sete faixas do novo disco da cantora.

    13.11.2017

    Joel Nascimento, 80 anos

    Joel Nascimento, 80 anos

    O bandolinista Joel Nascimento, um dos maiores instrumentistas brasileiros, completa 80 anos neste 13 de outubro. Lucas Nobile recorda a trajetória do músico e apresenta oito gravações marcantes, com Joel ao lado de Radamés Gnattali, João Nogueira, Hamilton de Holanda e outros.

    13.10.2017

    Alessandro Penezzi

    Alessandro Penezzi

    A série Rádio Batuta Convida recebeu um dos maiores violonistas da atualidade, Alessandro Penezzi. No IMS Paulista, diante do público, ele falou de suas referências e tocou seis peças, entre elas duas do recente CD Quebranto e uma homenagem a Baden Powell.

    04.10.2017

    Baden Powell por Marcel Powell

    Baden Powell por Marcel Powell

    Nos 80 anos que Baden Powell completaria em 6 de agosto, seu filho Marcel Powell comenta o estilo do pai e as transformações que ele provocou no violão brasileiro. Marcel gravou em 2016 o CD Só Baden, e para este programa tocou Violão vadio e um medley de três composições.

    03.08.2017

    Dalva – Lágrimas na voz

    Dalva – Lágrimas na voz

    Dalva de Oliveira, cujo centenário se completa em 5 de maio, passou a vida procurando a felicidade. Sofreu no amor e na música. Transformou-se numa das melhores e mais dramáticas intérpretes brasileiras. A vida e as canções da estrela estão neste especial de Joaquim Ferreira dos Santos.

    01.05.2017