Especiais

  • Especiais

    São reportagens, entrevistas, recortes sobre temas, abordagens de momentos e de personagens da vida cultural brasileira, sobretudo a musical.

  • Claudette Soares

    Claudette Soares

    Ela foi "princesinha do baião", pioneira na bossa nova, intérprete de sambas balançados e canções românticas. A camaleônica Claudette Soares, que está lançando CD com Alaíde Costa, detalha sua trajetória em entrevista a Lucas Nobile.

    13.11.2018

    Duke por Zuza

    Duke por Zuza

    Esta série, que tem como subtítulo "As histórias de 50 músicas de Duke Ellington contadas por Zuza Homem de Mello", é resultado de toda uma vida. São sete décadas de amor pela obra de Ellington (1899-1974). Zuza guia o ouvinte numa viagem de muitos conhecimentos e sentimentos.

    07.11.2018

    Cainã Cavalcante

    Cainã Cavalcante

    Reconhecido aos 28 anos como um dos principais violonistas da atualidade, Cainã Cavalcante lança seu primeiro CD de violão solo, Corrente. O cearense radicado em São Paulo comenta a influência que sofreu das rodas musicais cariocas e dos nordestinos Dominguinhos e Patativa do Assaré.

    29.10.2018

    Cacá Machado

    Cacá Machado

    Estudioso da música brasileira, Cacá Machado volta a mostrar seu lado de cantor e compositor em Sibilina, CD que ele detalha em entrevista à Batuta. Entre seus parceiros estão Guilherme Wisnik, Romulo Fróes e Vadim Nikitin.

    21.10.2018

    Maiara Moraes e as flautas brasileiras

    Maiara Moraes e as flautas brasileiras

    A partir de uma pesquisa sobre Copinha, um dos maiores flautistas brasileiros, Maiara Moraes gravou um CD em que explora outros gêneros além do choro, ao qual a flauta é tão associada. Em entrevista a Lucas Nobile, ela destaca referências como Eduardo Neves e Léa Freire.

    29.09.2018

    Pelão, herói brasileiro

    Pelão, herói brasileiro

    João Carlos Botezelli, o Pelão, entrou para a história da música brasileira por produzir os primeiros discos solo de Nelson Cavaquinho, Cartola e Adoniran Barbosa. E ainda fez muito mais. Com voz rouca e estilo franco, ele recorda a sua trajetória e conta causos de bastidores.

    18.09.2018

    Conjuntos de bossa nova

    Conjuntos de bossa nova

    A bossa nova, agora com 60 anos, não era só cool. Os conjuntos instrumentais, como o Tamba Trio e o Bossa Três (juntos na foto), faziam som de alta voltagem. Joaquim Ferreira dos Santos recorda esses grupos com entrevistas, informações sobre o Rio de Janeiro da época e muita música.

    18.08.2018

    Já não somos como na chegada – Os 50 anos de “Tropicália ou Panis et circencis”

    Já não somos como na chegada – Os 50 anos de “Tropicália ou Panis et circencis”

    Fred Coelho e Pedro Duarte, estudiosos do histórico Tropicália ou Panis et circencis, dissecam o álbum, faixa a faixa, em conversa conduzida por Eucanaã Ferraz. Aprofundamento e clareza caminham juntos ao longo dos 13 capítulos.

    14.08.2018