Nesta minissérie em oito capítulos, o projeto Goma-Laca explora parte dos 42 temas musicais apresentados pela cantora e pesquisadora brasileira Elsie Houston (1902-1943) no livro Chants Populaires du Brésil [Cantos populares do Brasil], lançado na França em 1930. Pioneiro e hoje raríssimo, o livro pôde ser tema desse trabalho minucioso do Goma-Laca graças ao exemplar que integra a coleção do pesquisador José Ramos Tinhorão, sob a guarda do IMS.

Elsie Houston viveu à frente do seu tempo e se dedicou com paixão a descobrir, estudar e gravar os cantos populares, também mostrando-os em outros países, sobretudo na França. Viveu em meio às vanguardas francesas, casando-se com o poeta surrealista Benjamin Péret e, por exemplo, sendo fotografada por Man Ray, como se vê nesta página.

O programa ainda destaca outras mulheres pioneiras, como Helena de Magalhães Castro, Stefana de Macedo e Olga Praguer Coelho. Conta como temas nordestinos começaram a ser gravados no Rio de Janeiro. E apresenta os primeiros registros de temas indígenas feitos no Brasil.

Goma-Laca é um centro de pesquisa, criação e difusão voltado ao universo da música brasileira gravada em discos de 78 rotações. Idealizado por Biancamaria Binazzi e Ronaldo Evangelista, o projeto promove shows, rodas de escuta, programas de rádio e lançou, em 2014, o disco Goma-Laca: Afrobrasilidades em 78 rpm. Mais informações em seu site: www.goma-laca.com

Concepção e pesquisa: Biancamaria Binazzi e Ronaldo Evangelista

Apresentação, roteiro e montagem: Biancamaria Binazzi