Zuza Homem de Mello descobriu a música de Duke Ellington (1899-1974) na adolescência, por volta dos 15 anos. A paixão nunca arrefeceu e foi acompanhada por estudos, pesquisas e incansáveis audições.

A série Duke por Zuza, que tem como subtítulo “As histórias de 50 músicas de Duke Ellington contadas por Zuza Homem de Mello”, é resultado de toda uma vida. São sete décadas de envolvimento com o jazz e, especialmente, com a obra do autor de Sophisticated lady.

O crítico e pesquisador selecionou, em sua coleção de LPs, 50 gravações fundamentais. Para todas, escreveu introduções que permitem entender como as composições surgiram, como as gravações foram realizadas e que importância tiveram na trajetória de um dos principais artistas do século XX.

Edward Kennedy Ellington nasceu em Washington, em 29 de abril de 1899, numa família de classe média que o encorajou na música. Ganhou o apelido Duke (duque) por causa de sua elegância, algo que também se aplica ao que compôs e gravou, em piano solo ou com sua orquestra.

Como se percebe nesta série, é uma obra tão sofisticada quanto popular, tão profunda quanto agradável.  Zuza guia os ouvintes por um percurso que ele conhece como poucos.

 

Texto e apresentação: Zuza Homem de Mello

Gravação: Lucas Nobile

Edição: Filipe Di Castro