Seleções

  • Seleções

    As playlists da Batuta, que chamamos de Seleções, reúnem escolhas feitas pela equipe da rádio ou por convidados. Temas, datas e artistas inspiram as escolhas.

  • O samba é o dom de Wilson das Neves

    O samba é o dom de Wilson das Neves

    Wilson das Neves morreu neste 26 de agosto consagrado como um dos maiores bateristas brasileiros, além de ótimo cantor e compositor. A Batuta o reverencia com uma seleção de dez músicas suas, feitas em parceria com Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e outros.

    28.08.2017
    O imortal Antonio Cicero

    O imortal Antonio Cicero

    Eleito para a Academia Brasileira de Letras, o poeta e ensaísta Antonio Cicero é letrista de ótimas canções, algumas feitas em parceria com a irmã, Marina Lima. Esta playlist também tem interpretações de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso e outros.

    13.08.2017
    O nome dele é Melodia

    O nome dele é Melodia

    Luiz Melodia morreu neste 4 de agosto reconhecido como um cantor e compositor absolutamente original, capaz de conciliar samba e música pop com elegância. Algumas de suas criações estão nesta playlist, interpretadas por ele e por outros.

    04.08.2017
    Namorados e namoradas

    Namorados e namoradas

    O Dia dos Namorados pede uma playlist temática, combinando canções clássicas sobre o assunto com outras pouco lembradas. No repertório, selecionado por Joaquim Ferreira dos Santos, estão Elis Regina, Edu Lobo, Nara Leão (cantando Minha namorada), Caetano Veloso, Gal Costa etc.

    11.06.2017
    Paratodos, para os pobres, pra ninguém

    Paratodos, para os pobres, pra ninguém

    O número 25 da revista serrote traz ensaio de Ricardo Teperman sobre a inclusão do rap na tradição da MPB, fenômeno do qual os Racionais MC's continuam escapando. O antropólogo montou playlist com gravações citadas em seu artigo, com Chico Buarque, Criolo, Caetano Veloso,...

    14.05.2017
    Belchior

    Belchior

    Rapaz latino-americano de canto torto, Belchior teve vida errática e obra consolidada já no início da carreira. Esta playlist reúne nove sucessos compostos e interpretados pelo artista, além de duas gravações fundamentais de Elis Regina. Belchior morreu neste 30 de abril.

    30.04.2017
    Serra, Serrinha, Serrano – 70 anos de Império

    Serra, Serrinha, Serrano – 70 anos de Império

    Aguardado há três décadas, o relançamento de "Serra, Serrinha, Serrano" conta com ainda mais informações a história de uma escola comprometida com as origens africanas e populares do samba: o Império Serrano. Rachel Valença, autora ao lado de Suetônio Valença, selecionou dez músicas...

    21.02.2017
    Newton Mendonça, 90 – Muito além de Desafinado

    Newton Mendonça, 90 – Muito além de Desafinado

    Parceiro de Tom Jobim em "Desafinado", "Samba de uma nota só" e outras canções, Newton Mendonça morreu em 1960 sem ver a consagração internacional da bossa nova. Com uma playlist de músicas menos conhecidas, a Batuta celebra os 90 anos que ele faria em 14 de fevereiro.

    14.02.2017