Seleções

  • Seleções

    As playlists da Batuta, que chamamos de Seleções, reúnem escolhas feitas pela equipe da rádio ou por convidados. Temas, datas e artistas inspiram as escolhas.

  • Tito Madi – O amor chove lá fora

    Tito Madi – O amor chove lá fora

    Tito Madi, que morreu em 26 de setembro aos 89 anos, foi autor e intérprete de canções quase sempre tristes e quase sempre belas. A mais conhecida é Chove lá fora. Também criou um sucesso alegre: Balanço Zona Sul. A playlist reúne outras gravações marcantes.

    26.09.2018
    Gal jovial

    Gal jovial

    Gal Costa completa 73 anos lançando um CD com toques de dance music, o que reforça sua busca permanente pela renovação. Nesta playlist preparada por Joaquim Ferreira dos Santos estão momentos importantes do lado pop-rock da cantora, como Dê um rolê e Cartão postal.

    25.09.2018
    Dona Ivone Lara, a senhora da canção

    Dona Ivone Lara, a senhora da canção

    As 11 músicas de Dona Ivone Lara que mais fizeram sucesso estão nesta playlist comentada por Lucas Nobile, biógrafo da compositora. Ele conta, em textos, as histórias de Sonho meu, Acreditar, Alvorecer, Nasci pra sonhar e cantar e outras.

    17.04.2018
    Martinho da Vila intérprete

    Martinho da Vila intérprete

    Martinho da Vila, que completa 80 anos em 12 de fevereiro, é merecidamente lembrado como compositor original, de estilo marcante, mas também é grande intérprete de sambas alheios. A playlist destaca suas gravações de músicas de Ataulfo Alves, Noel Rosa, Adoniran Barbosa e outros.

    08.02.2018
    Rio utópico

    Rio utópico

    A exposição #RioUtópico, em cartaz no IMS Rio, faz um mapeamento fotográfico de localidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem situações utópicas. A Batuta selecionou músicas que também exploram palavras que batizam áreas da cidade, como Morro dos Prazeres e Cidade de Deus.

    09.01.2018
    Para todos os compositores

    Para todos os compositores

    São muitas as músicas em que um compositor homenageia outros. Em 7 de outubro, Dia do Compositor, Joaquim Ferreira dos Santos selecionou 11 exemplos, entre eles Paratodos, de Chico Buarque, e Sambista perfeito, de Arlindo Cruz (foto) e Nei Lopes.

    07.10.2017
    O samba é o dom de Wilson das Neves

    O samba é o dom de Wilson das Neves

    Wilson das Neves morreu neste 26 de agosto consagrado como um dos maiores bateristas brasileiros, além de ótimo cantor e compositor. A Batuta o reverencia com uma seleção de dez músicas suas, feitas em parceria com Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e outros.

    28.08.2017
    O imortal Antonio Cicero

    O imortal Antonio Cicero

    Eleito para a Academia Brasileira de Letras, o poeta e ensaísta Antonio Cicero é letrista de ótimas canções, algumas feitas em parceria com a irmã, Marina Lima. Esta playlist também tem interpretações de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso e outros.

    13.08.2017