Seleções

  • Seleções

    As playlists da Batuta, que chamamos de Seleções, reúnem escolhas feitas pela equipe da rádio ou por convidados. Temas, datas e artistas inspiram as escolhas.

  • Rio utópico

    Rio utópico

    A exposição #RioUtópico, em cartaz no IMS Rio, faz um mapeamento fotográfico de localidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem situações utópicas. A Batuta selecionou músicas que também exploram palavras que batizam áreas da cidade, como Morro dos Prazeres e Cidade de Deus.

    09.01.2018
    Para todos os compositores

    Para todos os compositores

    São muitas as músicas em que um compositor homenageia outros. Em 7 de outubro, Dia do Compositor, Joaquim Ferreira dos Santos selecionou 11 exemplos, entre eles Paratodos, de Chico Buarque, e Sambista perfeito, de Arlindo Cruz (foto) e Nei Lopes.

    07.10.2017
    O samba é o dom de Wilson das Neves

    O samba é o dom de Wilson das Neves

    Wilson das Neves morreu neste 26 de agosto consagrado como um dos maiores bateristas brasileiros, além de ótimo cantor e compositor. A Batuta o reverencia com uma seleção de dez músicas suas, feitas em parceria com Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e outros.

    28.08.2017
    O imortal Antonio Cicero

    O imortal Antonio Cicero

    Eleito para a Academia Brasileira de Letras, o poeta e ensaísta Antonio Cicero é letrista de ótimas canções, algumas feitas em parceria com a irmã, Marina Lima. Esta playlist também tem interpretações de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso e outros.

    13.08.2017
    O nome dele é Melodia

    O nome dele é Melodia

    Luiz Melodia morreu neste 4 de agosto reconhecido como um cantor e compositor absolutamente original, capaz de conciliar samba e música pop com elegância. Algumas de suas criações estão nesta playlist, interpretadas por ele e por outros.

    04.08.2017
    Namorados e namoradas

    Namorados e namoradas

    O Dia dos Namorados pede uma playlist temática, combinando canções clássicas sobre o assunto com outras pouco lembradas. No repertório, selecionado por Joaquim Ferreira dos Santos, estão Elis Regina, Edu Lobo, Nara Leão (cantando Minha namorada), Caetano Veloso, Gal Costa etc.

    11.06.2017
    Paratodos, para os pobres, pra ninguém

    Paratodos, para os pobres, pra ninguém

    O número 25 da revista serrote traz ensaio de Ricardo Teperman sobre a inclusão do rap na tradição da MPB, fenômeno do qual os Racionais MC's continuam escapando. O antropólogo montou playlist com gravações citadas em seu artigo, com Chico Buarque, Criolo, Caetano Veloso,...

    14.05.2017
    Belchior

    Belchior

    Rapaz latino-americano de canto torto, Belchior teve vida errática e obra consolidada já no início da carreira. Esta playlist reúne nove sucessos compostos e interpretados pelo artista, além de duas gravações fundamentais de Elis Regina. Belchior morreu neste 30 de abril.

    30.04.2017