A voz humana

A voz humana é um programa idealizado e apresentado por Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS. O título faz referência à peça A voz humana, de Jean Cocteau (1889-1963). A proposta é destacar momentos extraordinários do canto e apresentar um repertório pouco conhecido do público. A cada semana, um novo tema ou uma nova ideia guia a seleção, com destaque para a música de concerto contemporânea e de vanguarda, mas também jazz, MPB, cantos tradicionais e experimentos inusitados com a voz. Viajando sem linearidade no espaço e no tempo, da tradição oral aos dias de hoje, o programa apresenta ao ouvinte o pop e o clássico, a pureza melódica e o ruído, o grito e o sopro num painel divertido e provocativo. Suas 49 edições foram veiculadas ao longo de 2016.
A voz do cantor: Caetano Veloso
No 50º e último episódio de A Voz Humana, Eucanaã Ferraz dedica todo o programa a Caetano Veloso. As gravações escolhidas têm experimentações vocais explícitas, como em "Asa branca" e "Pulsar".
13.12.2016
Algumas vozes: uma antologia II
Eucanaã Ferraz faz nova seleção particular de interpretações nada convencionais, às vezes divertidas, às vezes comoventes, como a de Thom Yorke, do Radiohead.
06.12.2016
Qualquer voz: uma antologia livre
Vozes peculiares, em interpretações nada convencionais, formam esta seleção de Eucanaã Ferraz. Tom Waits (com participação de Keith Richards) e o casal John Lennon e Yoko Ono estão na lista.
29.11.2016
Uma voz – Pamela Z
A norte americana Pamela Z combina em seu trabalho vocalizações experimentais, bel canto operístico, textos, samples e recursos que lhe permitem manipular o som com gestos. É herdeira e fã de Meredith Monk, como mostra Eucanaã Ferraz.
22.11.2016
A voz é a voz: Ursonate, de Kurt Schwitters
No célebre poema sonoro "Ursonate", o múltiplo artista alemão Kurt Schwitters desarticula as palavras e cria uma sintaxe especial. Eucanaã Ferraz apresenta a gravação feita pelo filho do autor, Ernst Schwitters.
15.11.2016
A voz dos marginais
O novo programa de Eucanaã Ferraz reúne figuras quase anônimas, quase insanas, artistas peculiares de públicos extremamente restritos. O outsider brasileiro Luis Capucho está na lista, assim como o esquizofrênico Daniel Johnston (cultuado por Kurt Cobain) e o indecifrável Bob Vido.
08.11.2016
Cinco homens cantando
Cinco nomes de destaque no circuito de vanguarda internacional se reuniram em 2003 para uma apresentação conjunta, extraordinária. Eucanaã Ferraz destaca esse encontro entre Jaap Blok, Koichi Makigami, Paul Dutton, Phil Minton e David Moss.
01.11.2016
A voz além dos gêneros: o contratenor
Cantores que conseguem atingir registros de voz feminina, os contratenores já foram criados a partir da castração de meninos. Eucanaã Ferraz recorda essa história e apresenta contratenores contemporâneos.
25.10.2016