A primeira parte da trinca de episódios batizada como "Em boa companhia", dedicada às parcerias de Vinicius, enfoca as músicas feitas com Carlos Lyra. Ele ouvia falar de Vinicius muito antes de conhecê-lo, pois seu pai o tinha como poeta favorito. Tornaram-se grandes amigos e até cúmplices, pois Carlinhos (como era chamado pelo parceiro) concebeu com Vinicius o rapto de Nelita Abreu Rocha, a jovem que se tornou a quinta mulher do poeta e foi levada para Paris com ajuda de Tom Jobim e Fernando Sabino. Em entrevista a João Máximo, Carlos Lyra conta histórias divertidas, mas também se recorda da "melancolia profunda, infinita" do amigo, que às vezes dizia querer "desencarnar". "Quando se apaixonava, era uma festa. Mas, quando se desapaixonava, era um funeral." Músicas de amor e também as políticas são ouvidas.

No início do programa, outros parceiros como Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Toquinho, Francis Hime, Edu Lobo e João Bosco falam da generosidade de Vinicius e da importância que ele dava às amizades.

Este documentário vai ao ar numa parceria da Rádio Batuta com a Rádio Cultura Brasil (www.culturabrasil.com.br) e a VM Cultural (www.viniciusdemoraes.com.br), que representa a família de Vinicius.