Em 15 de outubro completam-se 50 anos da morte de Cole Porter, um dos gigantes da composição americana, nascido em 1891 em Peru, Indiana. Foi um dos principais artistas do mundo entre as décadas de 1920 e 1950, da era do jazz à idade do rock. Milionário, bon vivant, inteligente, sarcástico, foi brilhante em grande parte das mais de 800 canções que fez. Criou um estilo inconfundível em seus 45 musicais de teatro e nos 26 filmes, sendo 11 com canções originais.
Profundo conhecedor da obra do compositor, o jornalista João Máximo preparou especialmente para a Batuta este documentário em dez episódios. O último entrará no site exatamente em 15 de outubro. Além de iluminar vários aspectos da música do autor de Night and day, demostrando o que é o estilo Cole Porter, o documentário apresenta gravações raras, que João Máximo extraiu de sua ampla discoteca. O resultado é que uma grande quantidade de informações é ilustrada por muitas e boas músicas, algumas praticamente desconhecidas.
Neste primeiro programa, João Máximo conta as origens familiares de Cole Porter e seus primeiros passos musicais, como as canções feitas na Universidade de Yale. Além de registros raros, há no episódio o seu primeiro sucesso (An old-fashioned garden), de 1919, e outras gravações pouco conhecidas. E, também, aquelas que comprovam a maestria do compositor, casos de I’ve got you under my skin com Frank Sinatra e All through the night com Ella Fitzgerald. João Máximo ainda cita referências importantes para o letrista, como Shakespeare, sobretudo Romeu e Julieta.
Músicas do episódio
‘Anything goes’ Prelude – Cole Porter e orquestra
I’ve got you under my skin – Frank Sinatra
When the summer moon comes ‘long – Quarteto vocal
Dizzy baby – Kenneth Nelson & Rod McKellan
An old-fashioned garden – Joan Morris & William Bolcom
Don’t look at me that way – Kiri Te Kanawa
Anything goes – Oscar Peterson
All through the night – Ella Fitzgerald
All through the night – Dick Hyman
Every time we say goodbye – Ella Fitzgerald
Another op’nin, another show – Elenco original de Kiss me, Kate
Since a kissed my baby goodbye – Fred Astaire
I’ve got you under my skin – Paul Desmond
Bingo eli Yale – Coro
Depoimento – Kenneth Nelson
All through the night – Bill Charlap
I’ve a shooting box in Scotland – Steve Ross
I’ve got you under my skin – Oscar Peterson
Goodbye, little dream, goodbye – Douglas Fairbanks Jr.
Roteiro, texto e apresentação: João Máximo
Edição e sonorização: Filipe Di Castro