Por causa da morte precoce, Gershwin não concluiu seu projeto de 24 prelúdios, o mesmo número existente nas obras de Bach, Chopin e Debussy. Muito se descobriu com o tempo, como suas Melodies, e muito se falou a respeito de mais prelúdios, porém oficialmente, autorizados pelo compositor, apenas três. João Máximo os apresenta na íntegra neste capítulo. Também mostra a versão original de uma canção criada em 1926 e nunca esquecida: Someone to watch over me. E destaca os dois primeiros movimentos do único concerto de Gershwin.
Repertório
Melody nº 55 (Romantic) (George Gershwin) – Alicia Zizzo (piano)
Melody nº 40 (Violin piece) (George Gershwin) – Michael Tilson Thomas (piano)
Nashville nightingale (George Gershwin e Ira Gershwin) – Spider Sallof e The Bradley Williams Trio
Prelúdio nº 1 (George Gershwin) – William Bolcom (piano)
Prelúdio nº 2 (George Gershwin) – William Bolcom (piano)
Prelúdio nº 3 (George Gershwin) – William Bolcom (piano)
Sixteen bars without name (Rubato) (George Gershwin) – Alicia Zizzo (piano)
Someone to watch over me (George Gershwin e Ira Gershwin) – Gertrude Lawrence
Do, do, do (George Gershwin e Ira Gershwin) – Kurt Ollman e Dawn Upshaw
Maybe (George Gershwin e Ira Gershwin) – Kurt Ollman e Dawn Upshaw
Fidgety feet (George Gershwin e Ira Gershwin) – Patrick Cassidy e Lis Larson
Dear little girl (George Gershwin e Ira Gershwin) – Kurt Ollman e Dawn Upshaw
Clap yo’ hands (George Gershwin e Ira Gershwin) – Patrick Cassidy e coro
Concerto in F – 2º movimento (George Gershwin) – Jeffrey Siegal (piano) e Sinfônica de St. Louis, regência de Leonard Slatkin
Concerto in F – 1º movimento (George Gershwin) – Jeffrey Siegal (piano) e Sinfônica de St. Louis, regência de Leonard Slatkin
Concepção, roteiro e apresentação: João Máximo
Edição: Filipe de Castro
Confira outros documentários de João Máximo: Cole Porter – O homem e suas canções e Frank Sinatra – A voz do século XX.