A exposição Claudia Andujar: A luta Yanomami, no IMS Paulista, conta com cerca de 300 imagens, inclusive do Reahu he a, a principal festa dos Yanomami. Trata-se de um ritual funerário, no qual parentes de uma pessoa que morreu recebem convidados de outras comunidades.

O CD Reahu he a – Cantos da festa Yanomami, gravado em 2005 na aldeia Watoriki (Serra dos Ventos), no estado do Amazonas, é um registro histórico dos cantos realizados no ritual. Foi produzido por Davi Kopenawa Yanomami e por Marcos Wesley de Oliveira, teólogo de formação que há mais de 20 anos está ligado ao povo Yanomami.

Para este programa especial da Batuta, Wesley selecionou nove das 30 faixas do CD. Ele explica o significado delas e detalha como acontece a festa.

A mostra do trabalho de Claudia Andujar, nascida na Suíça e que se tornou nome fundamental na história da fotografia do Brasil, ficou em cartaz no IMS Paulista de 15 de dezembro de 2018 a 7 de abril de 2019. Estará no IMS Rio de 20 de julho a 17 de novembro de 2019.

 

Apresentação: Lucas Nobile

Roteiro e comentários: Marcos Wesley de Oliveira

Som: Lilla Stipp

Edição final: Filipe Di Castro