Ary Barroso

Ary Barroso

Áudios

Ouça

Ary Barroso (1903-1964) já tocava aos 12 anos piano num cinema na Ubá, a cidade mineira onde nasceu. Exerceu o mesmo ofício no Rio, mas logo seu talento de compositor foi descoberto e ele passou a ser gravado pelos maiores cantores de sua época. Dentre as músicas que o consagraram como um dos maiores cancionisas brasileiros, está No rancho fundo. Alexandre Dias selecionou uma versão de 1956 com Ary em piano solo e mostrando seu estilo econômico.

Este programa é uma parceria com o Instituto Piano Brasileiro (www.institutopianobrasileiro.com.br). Também vai ao ar na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro aos domingos, às 20h.

Roteiro e apresentação: Alexandre Dias


Ary Barroso

Ary Barroso

Áudios

Ouça

Ary Barroso foi várias coisas na vida: locutor de futebol, apresentador de um programa de calouros no rádio, vereador, boêmio. Mas o melhor mesmo foi o Ary compositor. Fez marchinha ("Dá nela"), samba ("Faceira"), samba-exaltação ("Aquarela do Brasil"), samba-canção ("Risque") e muito mais. Na série do programa sobre os maiores compositores nacionais, ele está no primeiríssimo time. Fazemos um panorama dessa grande obra.

Músicas

Aquarela do Brasil (Ary Barroso) – Gal Costa

Dá nela (Ary Barroso) – Francisco Alves

Faceira (Ary Barroso) – Chico Buarque

Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso) – Carmen Miranda

Risque (Ary Barroso) – Linda Batista

Morena boca de ouro (Ary Barroso) – João Gilberto

Pra machucar meu coração (Ary Barroso) – João Gilberto

 

Apresentação: Luiz Fernando Vianna (com Petria Chaves, da CBN)

Roteiro: Joaquim Ferreira dos Santos

Edição e sonorização: Joaquim Ferreira dos Santos