Os 60 anos do Parque Indígena do Xingu não têm sido comemorados pelos povos que vivem nele. A pandemia da Covid-19 os obriga ao isolamento e provoca mortes, inclusive de líderes como Aritana e de anciãos que são pilares das comunidades.

Incapaz de combater a pandemia, o governo de Jair Bolsonaro tampouco se esforça para conter outras graves ameaças: o desmatamento e os incêndios. E ainda defende a liberação de terras para mineração, garimpo e construção de hidrelétricas. Os indígenas se organizam para enfrentar essas adversidades e as denunciam. Em janeiro de 2021, os caciques Raoni e Almir Suruí apresentaram uma denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional de Haia.

Neste episódio, os correspondentes do podcast no Xingu, Kamikia Kisedje e Takumã Kuikuro, retratam esse momento por meio dos próprios depoimentos e de entrevistas feitas com lideranças.

 

Concepção, roteiro e apresentação: Guilherme Freitas

Edição e pesquisa: Luiza Silvestrini

Coordenação: Luiz Fernando Vianna

Correspondentes no Xingu: Kamikia Kisedje e Takumã Kuikuro

Mixagem e finalização: Claudio Antonio

Gravação: Filipe Di Castro

Identidade visual: Waxamani Mehinako

Distribuição: Mario Tavares

Trilha sonora: Músicas do disco “A dança dos sopros: aerofones Kuikuro do Alto Xingu”, gravado em 2006 com produção de Carlos Fausto e coordenação musical de Jakalu Kuikuro

 

A narrativa kuikuro que abre a série foi registrada pela antropóloga Bruna Franchetto e contada pelo chefe Atahulu Kuikuro na aldeia Ipatse, em 1982. A narrativa completa está no livro “Povos Indígenas no Brasil 1996-2000”, publicado pelo Instituto Socioambiental.

 

Entrevistados do episódio:

Ianukula Kaiabi Suiá: Presidente da Associação Terra Indígena do Xingu.

Hwitxi Kisedje: Assessor da Associação Indígena Kisedje.

Kamikia Kisedje: Cineasta, diretor de “Os kisedje contam sua história” e outros filmes.

Poiko Kaiabi Suiá: Técnico de enfermagem do Polo Wawi.

Takumã Kuikuro: Cineasta e fundador do Coletivo Kuikuro de Cinema, diretor de “As hiper-mulheres” e outros filmes.