O dia 1º de julho de 2011 foi marcado pelos 20 anos da morte do escritor mineiro Paulo Mendes Campos, cujos arquivos passaram a fazer parte do acervo literário do Instituto Moreira Salles. A Rádio Batuta preparou um programa especial para homenagear o mineiro que tanto apreciava a nossa canção popular.
Bloco 1
A Coordenadora de Literatura do Instituto Moreira Salles, Elvia Bezerra, fala sobre o acervo do escritor que acaba de se integrar aos outros arquivos da Reserva Técnica Literária.
Bloco 2
Em 1981, a gravadora Som Livre lançou um LP da série Som Livre Documento, reunindo um quarteto importante: Fernando Sabino, Helio Pelegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos: Os 4 mineiros. Neste e nos próximos quatro blocos, ouvem-se os trechos gravados no LP pelo nosso homenageado, Paulo Mendes Campos, ao som do piano de Francis Hime.
Paulo Mendes Campos fala o texto dele Balada de amor na praia.
Bloco 3
Paulo Mendes Campos fala o texto dele Declaração de males.
Bloco 4
Paulo Mendes Campos fala o texto dele Balada de amor perfeito.
Bloco 5
Paulo Mendes Campos fala os textos dele Sala de jantar e Varanda.
Bloco 6
Paulo Mendes Campos fala o texto dele Tanque de roupa (Scherzo).
Bloco 7
Paulo Mendes Campos escreveu um texto que batizou de Autobiografia, em que zomba da própria importância quando estava prestes a completar 40 anos. O texto foi gravado por Paulo Roberto Pires, editor da revista Serrote, publicação do Instituto Moreira Salles.
Bloco 8
Paulo Mendes Campos gostava muito de música, especialmente a música popular brasileira e escreveu muito sobre ela e alguns de seus compositores preferidos como Noel Rosa e Dorival Caymmi.
Nos próximos blocos ouvem-se, na voz de Bia Paes Leme, coordendora da Reserva Musical do Instituto Moreira Salles, alguns fragmentos do texto Os mais belos versos da MPB, um dos que Paulo Mendes Campos dedicou à nossa música popular.
Chão de estrelas (Orestes Barbosa) – Sílvio Caldas com acompanhamento de Lírio Panicali
Bloco 9
Rosa (Pixinguinha e Otávio de Souza) – Orlando Silva
Bloco 10
Ai que saudades de Amélia (Ataulfo Alves e Mário Lago) – Ataulfo Alves e Pastoras
Bloco 11
Quem há de dizer (Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues) – Francisco Alves
Bloco 12
Dora (Dorival Caymmi) – Dorival Caymmi com Fon-Fon e orquestra
Bloco 13
Os rouxinóis (Lamartine Babo) – Rouxinóis de Paquetá
Bloco 14
Feitio de oração (Noel Rosa e Vadico) – Araci de Almeida com acompanhamento de Radamés Gnattali e orquestra de cordas
Locução: Cláudia Diniz
Pesquisa, produção e roteiro: Carla Paes Leme
Edição: Filipe Di Castro e Carla Paes Leme
Sonoplastia e montagem: Filipe Di Castro
Supervisão: Francisco Bosco
Este programa teve participação das coordenadoras da Reserva Literária e da Reserva Musical do Instituto Moreira Salles, Elvia Bezerra e Bia Paes Leme, do editor da revista serrote, Paulo Roberto Pires, e da pesquisadora de literatura Cecília Himmelseher.