Casa do Choro

Em edições mensais, o programa (parceria da Batuta com a Casa do Choro, do Rio de Janeiro) apresenta um panorama da intensa produção contemporânea do choro. A renovação do gênero vem ocorrendo graças a compositores e intérpretes que conhecem bem a tradição de Pixinguinha e outros grandes músicos. Apresentado pelo cantor e pesquisador Pedro Paulo Malta e com roteiro de Malta e do violonista e arranjador Paulo Aragão, cada novo episódio entra no site da Batuta às segundas segundas-feiras do mês, às 22h. No mesmo horário vai ao ar na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99.3 MHz). O tema do prefixo é Candango, de Pedro Paes, com a Furiosa Portátil.

Brasil e Argentina no choro

Brasil e Argentina no choro

No choro, não há rivalidade entre brasileiros e argentinos, mas troca de influências. O programa apresenta incursões de músicos da Argentina pelo nosso mais antigo gênero instrumental. Também mostra tangos compostos por Pixinguinha e Ernesto Nazareth. E conta com um choro inédito de...

12.06.2017

Maurício Carrilho

Maurício Carrilho

O violonista, compositor e arranjador está completando 60 anos reconhecido como um dos grandes do choro contemporâneo. O programa mostra a diversidade de sua obra, incluindo peça para orquestra, choros em compassos ímpares e canções.

15.05.2017

Pianistas populares

Pianistas populares

A segunda edição do Casa do Choro traça uma breve história do piano popular brasileiro, de Ernesto Nazareth aos contemporâneos Hercules Gomes (foto) e Maria Teresa Madeira, passando por Carolina Cardoso de Menezes, Tia Amélia e outros. É um piano muito rítmico, com mais balanço do que...

10.04.2017

Choros de hoje

Choros de hoje

Em sua estreia, o Casa do Choro apresenta um primeiro panorama da intensa produção contemporânea do gênero. Rafael Mallmith, Luis Barcelos (juntos na foto), Elias Barboza e o Trio Julio estão entre os destaques.

13.03.2017