Casa do Choro

Em edições mensais, o programa (parceria da Batuta com a Casa do Choro, do Rio de Janeiro) apresenta destaques da extensa produção do choro. O gênero permanece se renovando graças a compositores e intérpretes que conhecem bem a tradição de Pixinguinha e outros grandes músicos. Apresentado pelo cantor e pesquisador Pedro Paulo Malta e com roteiro de Malta e do violonista e arranjador Paulo Aragão, cada novo episódio entra no site da Batuta às segundas segundas-feiras do mês, às 22h. No mesmo horário vai ao ar na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99.3 MHz). O tema do prefixo é Candango, de Pedro Paes, com a Furiosa Portátil.

Fole no choro

Fole no choro

O acordeom tem estreita ligação com o choro. Mestres dos ritmos nordestinos (Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos) se dedicaram ao gênero, e jovens instrumentistas, como Kiko Horta e Marcelo Caldi (ambos na foto), mantêm a tradição.

11.06.2018

Populares de concerto

Populares de concerto

O choro, gênero popular, apresenta com frequência traços da música de concerto. O programa expõe esse relacionamento numa seleção de peças contemporâneas. Os autores são Nailor Proveta (foto), Jayme Vignoli, Nelson Ayres, Nivaldo Ornelas, Teco Cardoso e Guinga.

14.05.2018

Conjuntos de hoje: os novos lançamentos

Conjuntos de hoje: os novos lançamentos

O programa destaca quatro grupos que mantêm a tradição dos conjuntos de choro e ao mesmo tempo a renovam: Choro da Glória (foto), do Rio de Janeiro; Rabo de Gato, de Leme (SP); Os Matutos, de Cordeiro (RJ); e Toca de Tatu, de Belo Horizonte.

09.04.2018

Mulheres no choro

Mulheres no choro

A música brasileira seria ainda mais rica se o ofício de compositor não tivesse ficado, por muito tempo, praticamente restrito aos homens. Lina Pesce, Carolina Cardoso de Menezes, Tia Amélia, Luciana Rabello e Léa Freire (foto) são algumas das autoras destacadas neste programa.

12.03.2018

O que marcou 2017

O que marcou 2017

O ano teve datas importantes (120 anos de Pixinguinha, 100 anos de Severino Araújo, 80 anos de Baden Powell e Joel Nascimento etc.) e novos CDs de grande qualidade, como os de Marcelo Caldi, Rogério Caetano (na foto, com Hamilton de Holanda) e do duo Alessandro Penezzi/Yamandu Costa.

11.12.2017

Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga

Pioneira no choro e em muitos outros aspectos da vida do país, Chiquinha Gonzaga é homenageada neste programa em função dos 170 anos de seu nascimento. Um painel de sua obra é montado em meio a gravações de Pixinguinha, Maria Teresa Madeira, Antonio Adolfo e outros.

13.11.2017

Cristovão Bastos

Cristovão Bastos

Músico que passeia por vários gêneros, compositor mais conhecido pelas parcerias com Chico Buarque e Aldir Blanc, o pianista Cristovão Bastos é autor de muitos e belos choros. O programa apresenta alguns em interpretações do próprio artista e de outros como Raphael Rabello.

09.10.2017

Choros do mundo inteiro

Choros do mundo inteiro

O choro apaixona músicos de Israel, como Anat Cohen (foto), da Dinamarca, da Austrália, da Holanda, do Japão, e eles vêm tocar aqui com seus colegas brasileiros. O programa mostra belos resultados desse movimentado intercâmbio.

11.09.2017