Piano brasileiro

Criador do Instituto Piano Brasileiro e responsável pelo site do IMS dedicado a Ernesto Nazareth, o pesquisador e pianista Alexandre Dias concebeu uma série de programas de rádio (cada um com não mais do que sete minutos) para falar dos grandes nomes da história deste instrumento no Brasil. Ele alterna pianistas mais ligados à música clássica com outros vinculados à popular. Os programas também vão ao ar na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99.3 MHz), às 13h de domingo, entrando no site da Batuta às terças-feiras e sendo reapresentados na emissora carioca às 18h30 de quinta-feira.

Tom Jobim

Tom Jobim

O rapaz que sonhava ser concertista foi convencido a mudar de rumo e se tornou o mais célebre compositor popular brasileiro. Alexandre Dias selecionou uma interpretação solo de Tom Jobim para a primeira música que criou: "Valsa sentimental", mais tarde rebatizada de "Imagina".

26.07.2016

Miguel Proença

Miguel Proença

Pianista de talento reconhecido internacionalmente, Miguel Proença é um divulgador fundamental das obras de compositores brasileiros. Sua versão de 1983 para o "Prelúdio fantástico", de Lorenzo Fernandez, foi a selecionada por Alexandre Dias para o programa.

19.07.2016

Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal

O piano é apenas um dos muitos instrumentos dominados por Hermeto Pascoal, cuja inventividade é infinita. Alexandre Dias mostra um lado lírico do músico de 80 anos, numa interpretação solo de "Menina Ilza".

12.07.2016

Cristina Ortiz

Cristina Ortiz

Na adolescência, já era de peso o repertório dominado pela baiana Cristina Ortiz. Nome de destaque no cenário internacional, vive hoje em Londres. Alexandre Dias selecionou a gravação dela, de 1976, para "Dança", de Octavio Maul.

05.07.2016

Radamés Gnattali

Radamés Gnattali

Radamés Gnattali deixou de lado a carreira de concertista para se tornar um dos mais importantes arranjadores da música popular brasileira. Retomou gravações ao piano no fim da vida, como na versão de "Ponteio" (Edu Lobo e Capinan) selecionada por Alexandre Dias.

28.06.2016

Cristian Budu

Cristian Budu

Paulista de ascendência romena, Cristian Budu assegurou lugar entre os principais e mais originais pianistas da atualidade após vencer o Concurso Clara Haskil, na Suíça, em 2013. Alexandre Dias apresenta Budu tocando em Brasília, em 2016, o Prelúdios Opus 23 nº2, de Rachmaninoff.

21.06.2016

Pedrinho Mattar

Pedrinho Mattar

Como solista, acompanhando cantores ou apresentando programas de TV, Pedrinho Mattar teve participação intensa na música popular entre as décadas de 1950 e 2000. Seu estilo marcante pode ser conferido em "Lamento" (de Pixinguinha), gravação escolhida por Alexandre Dias.

14.06.2016

Eudóxia de Barros

Eudóxia de Barros

Intérprete consagrada do repertório clássico e fundamental na divulgação da obra de Ernesto Nazareth, Eudóxia de Barros tem sua gravação de "Tango brasileiro", de Alexandre Levy, selecionada para o programa sobre ela.

07.06.2016