Pixinguinha na Pauta

Um dos pilares da música brasileira, Pixinguinha volta a ter um programa de rádio dedicado exclusivamente a ele. Pixinguinha na pauta pretende, em edições mensais, que o ouvinte possa descobrir gravações raras, relembrar arranjos históricos, conhecer gravações recentes de composições do autor de Carinhoso e, também, ouvir bate-papos com convidados sobre o legado de Pixinguinha e as preciosidades do seu baú. Este baú consiste no Acervo Pixinguinha, cuidado, catalogado e divulgado pelo Instituto Moreira Salles, que é seu detentor. Tocam a série de rádio aqueles que zelam pelo acervo: Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Marcílio Lopes. Complementa o time Pedro Paulo Malta, cantor e pesquisador que, aqui, desempenha os papéis de apresentador e co-roteirista.

Pixinguinha 120 anos

Pixinguinha 120 anos

O trabalho no acervo pessoal de Pixinguinha, sob a guarda do IMS desde 2000, já resultou em quatro livros de partituras, na formação de uma orquestra e na série de programas da Batuta. Esta edição comemorativa destaca gravações relacionadas a esses projetos e músicas pouco conhecidas.

17.04.2017

Pixinguinha e seus intérpretes

Pixinguinha e seus intérpretes

O Pixinguinha na Pauta encerra sua série de 13 programas com uma antologia de grandes interpretações de obras do compositor. Radamés Gnattali (na foto com Pixinguinha), Hamilton de Holanda e Raphael Rabello estão entre os intérpretes.

03.12.2016

Pixinguinha e Benedito

Pixinguinha e Benedito

Benedito Lacerda foi fundamental para Pixinguinha retomar a carreira nos anos 1940, quando enfrentava dificuldades financeiras. O flautista ganhou fama de aproveitador, o que este programa defende ser injusta, além de ressaltar os caminhos que Benedito abriu na música brasileira.

05.11.2016

Pixinguinha e as crianças

Pixinguinha e as crianças

Em outubro, mês das crianças, o Pixinguinha na Pauta mostra que o compositor nunca se afastou de temas alegres, até infantis (embora de estrutura complexa). São os casos de músicas evocando animais, como "Pula sapo", "Marreco quer água", "O gato e o canário" e "Cercando frango".

01.10.2016

Pixinguinha e Jacob do Bandolim

Pixinguinha e Jacob do Bandolim

Pixinguinha teve em Jacob do Bandolim um intérprete único, um pesquisador dedicado, um amigo profundo. A relação é esmiuçada neste programa, com gravações raras (inclusive de uma conversa telefônica entre eles) e depoimentos de Paulinho da Viola, Hermínio Bello de Carvalho e outros.

03.09.2016

Pixinguinha cantado

Pixinguinha cantado

O programa reúne músicas de Pixinguinha que receberam letras (algumas de Vinicius de Moraes). Não são muitas , mas são significativas: "Rosa", "Página de dor", "Benguelê", "Yaô"... Nesta última, um fato raro: o cantor é o próprio Pixinguinha.

06.08.2016

Pixinguinha e Irineu de Almeida

Pixinguinha e Irineu de Almeida

Irineu de Almeida foi professor de Pixinguinha, que tocou sax tenor, décadas depois, evocando o instrumento que o mestre tocava: o oficleide. Everson Moraes reapresenta o oficleide em CD que é a base para este programa detalhar mais um aspecto da singularidade de Pixinguinha.

02.07.2016

Pixinguinha junino

Pixinguinha junino

Os arranjos de Pixinguinha foram fundamentais para que se firmasse, nas décadas de 1930 e 1940, a tradição das marchinhas juninas. Alguns dos sucessos do gênero estão neste programa, assim como as análises sobre os arranjos altamente criativos.

04.06.2016