O centenário do maior cantor popular da história se completa em 12 de dezembro de 2015. A Rádio Batuta celebra a data com Frank Sinatra – A voz do século XX, documentário em oito capítulos concebido, roteirizado e apresentado pelo jornalista João Máximo.

Frank Sinatra iniciou sua carreira em 1939, como crooner de orquestra, e quatro anos depois já era um ídolo que arrancava gritos das fãs e elogios dos críticos. Como nas mais emocionantes biografias, desceu ao inferno – por causa da paixão pela atriz Ava Gardner, entre outros motivos – e renasceu nos anos 1950 como o intérprete maduro e versátil que nunca mais perderia o trono. Suas turbulentas relações com a máfia e com a política também o manteriam em permanente foco, nem sempre de maneira favorável à sua imagem.

Além dos serviços prestados à história da música brasileira, como biógrafo de Noel Rosa e jornalista, João Máximo é um profundo conhecedor da música americana. Para narrar a saga de Sinatra, valeu-se de gravações raras nunca lançadas comercialmente no Brasil, como as participações em programas de rádio – antes mesmo de começar a carreira de cantor solo –  e no cinema (com áudios retirados dos filmes). A série conta com mais de 120 canções. A trajetória do cantor também é balizada pelos arranjadores com quem trabalhou, entre eles Axel Stordahl e Nelson Riddle.

Concepção, roteiro e apresentação: João Máximo

Edição e sonorização: Filipe Di Castro