Em 15 de outubro completam-se 50 anos da morte de Cole Porter, um dos gigantes da composição americana, nascido em 1891 em Peru, Indiana. Foi um dos principais artistas do mundo entre as décadas de 1920 e 1950, da era do jazz à idade do rock. Milionário, bon vivant, inteligente, sarcástico, foi brilhante em grande parte das mais de 800 canções que fez. Criou um estilo inconfundível em seus 45 musicais de teatro e nos 26 filmes, sendo 11 com canções originais.

Profundo conhecedor da obra do compositor, o jornalista João Máximo preparou especialmente para a Batuta este documentário em dez episódios. O último entrará no site exatamente em 15 de outubro. Além de iluminar vários aspectos da música do autor de Night and day, demostrando o que é o estilo Cole Porter, o documentário apresenta gravações raras, que João Máximo extraiu de sua ampla discoteca. O resultado é que uma grande quantidade de informações é ilustrada por muitas e boas músicas, algumas praticamente desconhecidas.

Neste primeiro programa, João Máximo conta as origens familiares de Cole Porter e seus primeiros passos musicais, como as canções feitas na Universidade de Yale. Além de registros raros, há no episódio o seu primeiro sucesso (An old-fashioned garden), de 1919, e outras gravações pouco conhecidas. E, também, aquelas que comprovam a maestria do compositor, casos de I’ve got you under my skin com Frank Sinatra e All through the night com Ella Fitzgerald. João Máximo ainda cita referências importantes para o letrista, como Shakespeare, sobretudo Romeu e Julieta.

Músicas do episódio

‘Anything goes’ Prelude – Cole Porter e orquestra

I’ve got you under my skin – Frank Sinatra

When the summer moon comes ‘long – Quarteto vocal

Dizzy baby – Kenneth Nelson & Rod McKellan

An old-fashioned garden – Joan Morris & William Bolcom

Don’t look at me that way – Kiri Te Kanawa

Anything goes – Oscar Peterson

All through the night – Ella Fitzgerald

All through the night – Dick Hyman

Every time we say goodbye – Ella Fitzgerald

Another op’nin, another show – Elenco original de Kiss me, Kate

Since a kissed my baby goodbye – Fred Astaire

I’ve got you under my skin – Paul Desmond

Bingo eli Yale – Coro

Depoimento – Kenneth Nelson

All through the night – Bill Charlap

I’ve a shooting box in Scotland – Steve Ross

I’ve got you under my skin – Oscar Peterson

Goodbye, little dream, goodbye – Douglas Fairbanks Jr.

 

Roteiro, texto e apresentação: João Máximo

Edição e sonorização: Filipe Di Castro