Um dos maiores nomes da história do bandolim brasileiro, Joel Nascimento completa 80 anos neste 13 de outubro. Após iniciar, ainda garoto, no cavaquinho e no piano, ele foi influenciado diretamente por Jacob do Bandolim na escolha e na maneira de tocar o instrumento que o notabilizou. Diferentemente de Jacob, Joel não se limitou aos cânones do choro e obteve destaque ao gravar um repertório mais abrangente e moderno, tanto no popular quanto no clássico. Combinando expressividade, apuro técnico e virtuosismo, além de seus discos de carreira – Chorando pelos dedos, Meu sonhoO pássaro e outros-, Joel participou de álbuns de nomes como João Nogueira, Clara Nunes, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Nara Leão, Elizeth Cardoso e Paulo Moura. Fundador da Camerata Carioca, gravou ao lado de Radamés Gnattali discos que, por sua sonoridade camerística, seriam considerados marcos da história do choro e referenciais para instrumentistas das gerações seguintes. Neste programa, Lucas Nobile apresenta oito faixas significativas na trajetória do músico carioca, incluindo composições do próprio Joel e um encontro em 2009 com o também bandolinista Hamilton de Holanda.

Repertório

Braço de boneca (João Nogueira e Paulo César Pinheiro) – João Nogueira, Joel Nascimento e conjunto (trecho)

Chorando pelos dedos (Cláudio Jorge e João Nogueira) – João Nogueira, Joel Nascimento, conjunto e cordas

Ecos (Joel Nascimento) – Joel Nascimento e conjunto

O pássaro (Joel Nascimento) – Joel Nascimento, Geraldo Vespar (guitarra) e Pedro Sorongo (percussão)

Bandoladas (Geraldo Vespar) – Joel Nascimento, Raphael Rabello (violão de sete cordas), Helio Delmiro e Maurício Carrilho (violões)

Suíte Retratos, 1º movimento – Pixinguinha (Radamés Gnattali) – Joel Nascimento e Camerata Carioca

Concerto Grosso Opus 3, nº 11, segundo movimento (Vivaldi) – Joel Nascimento, Radamés Gnattali (cravo) e Camerata Carioca

Cabuloso (Jacob do Bandolim) – Joel Nascimento, Raphael Rabello (violão de sete cordas), Maurício Carrilho (violão), Mitsuru Inoue (cavaquinho) e Beto Cazes (percussão)

Tu passaste por este jardim (Catulo da Paixão Cearense e Alfredo Dutra) – Joel Nascimento e Hamilton de Holanda

 

Roteiro e apresentação: Lucas Nobile

Edição: Bruno Bento