Casa do Choro, o novo programa da Batuta, começa com um primeiro panorama (dos muitos possíveis) da produção contemporânea do choro, enfoque principal do projeto. O título é o mesmo do centro cultural aberto em 2015 no Rio e, desde então, uma referência nacional. Batuta e Casa do Choro são parceiros no projeto.

O gênero vem sendo intensamente renovado por compositores e intérpretes que buscam o futuro a partir do conhecimento que têm da tradição. Os roteiristas Paulo Aragão e Pedro Paulo Malta (este também o apresentador) destacam aqui nomes como os dos gaúchos Rafael Mallmith (violão), Luis Barcelos (bandolim) e Elias Barboza (bandolim). E os dos irmãos do Trio Julio, de Cordeiro (RJ): Marlon Julio (violão de sete cordas)  Maycon Julio (bandolim) e Marlon Julio (pandeiro). E tudo termina com Villa-Lobos.

Repertório

Fuxico (Marlon Julio) – com Trio Julio, part. esp. Lucas Oliveira (cavaquinho)

Maguito no frevo (Maycon Julio) – com Trio Julio part. esp. Pedro Paes (sax alto), Éverson Moraes (trombone) e Aquiles Moraes (trompete e arranjo de sopros)

Pendura a saia (Marlon Julio) – com Trio Julio, part. esp. Os Matutos

Compadre que Deus me deu (Marlon Julio e Rafael Mallmith) – com Trio Julio, part. esp. Fernando Leitzke

Bodas (Rafael Mallmith e Bernardo Diniz) – com Rafael Mallmith e Quinteto Varandão

Valsigana (Rafael Mallmith e Abel Luiz) – com Rafael Mallmith e Quinteto Varandão, part. esp. Trio Roda Romani

Elias no Rio (Rafael Mallmith e Marlon Julio) – com Rafael Mallmith e Quinteto Varandão

Luminoso (Elias Barboza) – com Elias Barboza (bandolim),  João Vicente Macedo e Rafael Mallmith (violões), Fábio Azevedo (cavaquinho) e Guilherme Sanches (pandeiro)

Espevitado (Luis Barcelos) – com Luis Barcelos (bandolim de 10 cordas), Rui Alvim (clarinete), Leo Pereira (cavaquinho), Glauber Seixas (violão), Patrick Ângelo (violão de 7 cordas) e Marcus Thadeu (pandeiro)

Feira da Glória (Luis Barcelos) – com Luis Barcelos (bandolim de 10 cordas), Rui Alvim (clarinete), Leo Pereira (cavaquinho), Glauber Seixas (violão), Patrick Ângelo (violão de 7 cordas) e Marcus Thadeu (pandeiro)

Valsa concerto de nº 2 (Heitor Villa-Lobos) – com Frédéric Zigante (violão)

 

O Casa do Choro tem edições mensais, entrando no site da Batuta às 22h da segunda segunda-feira do mês, mesmo horário em que vai ao ar na Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99.3 MHz).

Apresentação: Pedro Paulo Malta

Comentários: Paulo Aragão

Roteiro: Pedro Paulo Malta e Paulo Aragão

Edição: Alexandre Hang