A volta ao jazz em 80 mundos

Reinaldo Figueiredo apresenta o programa, que estreou em 2013. Ele começou a gostar de jazz entrando pela porta da bossa nova. Depois de ver ao vivo Leny Andrade com o Bossa Três, saiu comprando discos de trio piano/baixo/bateria. Nos anos 1970, enquanto era cartunista no jornal O Pasquim, também tocava pandeiro num obscuro conjunto de choro que nem nome tinha, mas era apelidado de Época de Merda. Em 1984, com Hubert e Claudio Paiva, criou o tablóide de humor O Planeta Diário. Nos anos 1980 e 1990, quando integrava o Casseta & Planeta, participou como baixista dos shows musicais do grupo. Desde 1998 toca contrabaixo na CEJ (Companhia Estadual de Jazz), grupo dedicado ao samba-jazz. O título do programa faz alusão ao livro A volta ao dia em 80 mundos, do escritor argentino e jazzófilo Julio Cortázar. O prefixo do programa é Hot bean strut, do pianista panamenho Danilo Perez.

A centésima volta

A centésima volta

Na edição 100 de seu programa, Reinaldo Figueiredo dá outro giro pelo mundo do jazz, passando pela Espanha de Chano Dominguez (foto) e terminando na Bahia de Letieres Leite.

16.09.2021

Acordeon também é jazz

Acordeon também é jazz

Instrumento que já foi esnobado no jazz, o acordeon passou e passa pelas mãos de grandes improvisadores. Reinaldo Figueiredo selecionou três franceses e seis brasileiros.

18.08.2021

LGBT+JAZZ

LGBT+JAZZ

Do vibrafonista gay Gary Burton (foto) à contrabaixista trans Jennifer Leitham, o programa reúne gravações de músicos LGBT selecionadas por Reinaldo Figueiredo.

14.07.2021

O jazz da pandemia

O jazz da pandemia

O jazz não pode parar, e os músicos encontraram formas de continuar criando nestes tempos de distanciamento, como mostra Reinaldo Figueiredo. Um deles é o pianista André Mehmari (foto).

16.06.2021

Destino jazz, via pop e rock

Destino jazz, via pop e rock

Músicos já transformaram em jazz composições de Stevie Wonder, Beatles, Rolling Stones, Amy Winehouse e outros grandes nomes do pop e do rock. Reinaldo Figueiredo selecionou exemplos marcantes.

12.05.2021

Chick Corea mais um

Chick Corea mais um

O pianista Chick Corea, que morreu em fevereiro de 2021, tocou em vários formatos. Reinaldo Figueiredo optou pelos duetos, com Herbie Hancock, Stefano Bollani, Hiromi (foto) e outros. Três músicas são de compositores brasileiros.

14.04.2021

Imersão total no mundo sonoro

Imersão total no mundo sonoro

Grandes músicos cegos estão neste programa de Reinaldo Figueiredo. São artistas que têm uma relação profunda com os sons. A seleção conta com Art Tatum, Roland Kirk (foto), Ray Charles e Stevie Wonder, entre outros.

17.03.2021

A volta ao mundo em oito faixas

A volta ao mundo em oito faixas

Reinaldo Figueiredo seleciona gravações de lançamentos recentes, como de dois conjuntos formados apenas por mulheres: Artemis (foto) e o encontro entre Jane Bunnett e o grupo Maqueque. O pianista italiano Stefano Bollani também está no repertório.

17.02.2021