Literatura em voz alta
O programa apresenta gravações de poemas, contos e trechos de romances, feitas muitas vezes pelos próprios autores, em registros pouco conhecidos. Também há trechos de palestras, como as realizadas no Clube de Leitura do IMS.
Clube de Leitura – Bom crioulo
Romance de Adolfo Caminha, de 1895, foi o primeiro de narrativa gay a fazer sucesso no Brasil e pode ter sido o primeiro com protagonista negro. O professor Gilberto Araújo mostra, no Clube de Leitura do IMS, como em Bom crioulo há racismo e uma visão moralista da homossexualidade.
18.11.2019
Literatura e conflitos – A poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial
Carlos Drummond de Andrade (foto), Cecília Meireles e Murilo Mendes estão entre os autores brasileiros que escreveram textos contundentes sobre a Segunda Guerra. Seus poemas foram analisados pelo professor da USP Murilo Marcondes de Moura no ciclo "Literatura e conflitos".
01.02.2018
Literatura e conflitos – A guerra não tem rosto de mulher
Ao analisar a obra de Svetlana Aleksiévitch no curso Literatura e conflitos, Paulo Roberto Pires ressaltou que a vencedora do Nobel de Literatura de 2015 descarta a história triunfal e observa a devastação provocada nas pessoas por guerras e tragédias, sempre do ponto de vista das...
25.01.2018
Literatura e conflitos – O tempo e o vento
Em sua aula sobre O tempo e o vento, no curso Literatura e conflitos, Regina Zilberman destacou a opção de Erico Verissimo por subverter versões oficiais da história do Rio Grande do Sul. A Guerra dos Farrapos é observada a partir dos sofrimentos causados às mulheres.
18.01.2018
Literatura e conflitos – Os sertões
Os sertões, de Euclides da Cunha, "não é o retrato da Guerra de Canudos, mas o retrato da consciência dilacerada do seu próprio autor", destaca a ensaísta Walnice Nogueira Galvão, estudiosa da obra e também entrevistada do podcast "Sertões: histórias de Canudos".
11.01.2018
Clube de Leitura – Memorial de Aires
O último romance de Machado de Assis não é um "canto do cisne benfazejo", como se acreditou por muito tempo, mas um livro ambíguo, oblíquo, profundo. É o que detalhou a pesquisadora Marta de Senna, presidente da Fundação da Casa de Rui Barbosa, no Clube de Leitura do IMS.
27.06.2017
Carolina de Jesus: uma voz soberana
Elena Pajaro Peres, da USP, deu uma conferência no IMS-SP sobre a autora de Quarto de despejo, livro sobre a vida na favela do Canindé, em São Paulo. A Batuta apresenta trechos da palestra, como o destaque dado à frase "Meu nome é Carolina Maria de Jesus. Eu sou preta".
01.05.2017
Clube de leitura – São Bernardo
As contradições do narrador Paulo Honório e sua busca pelo afeto perdido foram destacados pelo professor Gilberto Araújo, da UFRJ, nas duas conversas sobre "São Bernardo", de Graciliano Ramos, no Clube de Leitura do IMS.
15.02.2017