Prelúdios

Arthur Dapieve apresenta o programa, que estreou em 2013. Ele é jornalista desde 1986, trabalhando na área de cultura no "Jornal do Brasil" e em "O Globo", do qual é colunista, além do site "NoPonto". Tem dez livros entre ficção e não ficção, alguns sobre música, como BRock - o rock brasileiro dos anos 80 (1995) e Renato Russo - O trovador solitário (2000). Escuta música clássica desde que era um adolescente fã de rock progressivo e hoje dedica a Bach, Tchaikovsky e Mahler a maioria do seu tempo.

Ludwig, o ás do piano

Ludwig, o ás do piano

O exímio pianista que foi Beethoven se reflete nos cinco concertos para piano e orquestra que compôs. Arthur Dapieve selecionou um movimento de cada para o terceiro programa da série.

23.09.2020

Os últimos quartetos

Os últimos quartetos

Em seus três últimos anos de vida, Beethoven se dedicou quase inteiramente aos quartetos de cordas. E não se mostrou um compositor sereno, e sim um rebelde contra o bom gosto de seu tempo e contra a própria obra, como destaca Arthur Dapieve.

27.08.2020

Canta, Beethoven!

Canta, Beethoven!

A série de seis programas de Arthur Dapieve, um a cada mês, dedicados aos 250 anos de nascimento de Beethoven começa com as peças vocais do compositor, como a consagrada Ode à alegria.

23.07.2020

A música brasileira resiste

A música brasileira resiste

Gravações do violoncelista Hugo Pilger (em foto de Leo Aversa), da pianista Sonia Rubinsky e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais estão neste programa de Arthur Dapieve voltado para novos CDs de música clássica brasileira.

24.06.2020

As reflexões de Clara Sverner

As reflexões de Clara Sverner

Composições mais pensativas e melancólicas, marca da trajetória de Clara Sverner, estão no álbum Reminiscences. Arthur Dapieve seleciona peças desse novo trabalho e de outros da pianista, como um dedicado a Chiquinha Gonzaga.

28.05.2020

Vitória na Europa

Vitória na Europa

Há 75 anos, em 30 de abril de 1945, Hitler se suicidou. A Segunda Guerra caminhava para o final. Arthur Dapieve selecionou peças relativas a ela, como o Quarteto para o fim do tempo, que Olivier Messian estreou no campo de concentração em que estava preso.

23.04.2020

Richter, o gigante

Richter, o gigante

Arthur Dapieve dedica todo o programa a interpretações do grande pianista Sviatoslav Richter. No repertório estão concertos, sonatas e prelúdios. Ele tocou peças de autores muito variados, incluindo russos, alemãs e austríacos. Seu pai, neto de alemães, foi executado pelo regime soviético.

24.03.2020

Uma turca na Itália

Uma turca na Itália

Leyla Gencer (1928-2008) foi rival de Maria Callas, mas hoje é pouco lembrada. Arthur Dapieve selecionou algumas interpretações da soprano turca, quase todas ao vivo. No repertório predominam árias de óperas de Donizetti.

17.02.2020