Stephen Sondheim

Capítulo 1 – As lições de mestre Ockie

Indicado por seu mentor Oscar Hammerstein, o ainda desconhecido Sondheim se tornou o letrista de um musical que se tornaria clássico: West Side Story. João Máximo relata a primeira fase da carreira do compositor e apresenta o próprio cantando e tocando piano.

19.03.2020

Elenco original de "Company"

Capítulo 2 – Novas luzes sobre a Broadway

Company (1970) e Follies (1971) firmaram Sondheim como um dos mais brilhantes criadores da Broadway. O primeiro musical, sobre casamento, ele fez quando era solteiro, aos 40 anos. Só aos 60 se uniu a um companheiro. João Máximo mostra canções clássicas como Losing my mind e Send in the clowns.

19.03.2020

Johnny Depp e Helena Bonham-Carter em "Sweeney Todd"

Capítulo 3 – Tudo cabe num musical

Que tal um musical sobre um barbeiro serial killer e uma canibal? E outro que reproduz uma tela impressionista? Sondheim sempre preferiu ousadia em vez de obviedade, embora nem sempre agradasse o público. João Máximo mostra sucessos e fracassos do compositor.

19.03.2020

Elenco original de "Assassins"

Capítulo 4 – Dos contos de fada ao último ato

Sondheim encontrou dificuldades para fazer as plateias admirarem suas propostas corajosas. Mas não desistiu delas. Assassins (foto), por exemplo, é sobre aqueles que mataram ou tentaram matar presidentes americanos. Antologias de composições suas contribuíram para consagrá-lo.

19.03.2020

Madonna em "Dick Tracy"

Capítulo 5 – O cinema de vez em quando

Além de musicais que chegaram às telas, como West Side Story, Sondheim compôs para o cinema. É dele, por exemplo, a trilha de Dick Tracy, estrelado por Madonna e Oscar de melhor canção para Sooner or later. Composições suas estão em História de um casamento, Coringa e outros filmes.

19.03.2020

Nat King Cole em "China gate"

Capítulo 3 – O cinema, a TV e o mundo

Nat King Cole apanhou de brancos durante um show, mas não mudou o modo ingênuo com que tratava o racismo. Sua prioridade era a carreira, inclusive a internacional. Gravou até (e não muito bem) canções brasileiras. Fez filmes como China gate (foto).

13.03.2019

Nat King Cole

Capítulo 2 – O rei e o sucesso

Na gravadora Capitol, trabalhando com os melhores arranjadores, Nat King Cole produziu os maiores sucessos de sua carreira: Unforgettable, Mona Lisa, When I fall in love, Stardust… João Máximo ainda conta que a fama não impediu o cantor de ser atacado por racistas.

13.03.2019

Nat King Cole

Capítulo 1 – A voz e o piano

No episódio de abertura, João Máximo apresenta três versões de Nat King Cole: o pianista virtuosístico; o pianista e cantor à frente de conjuntos de jazz; o cantor de voz macia e marcante. O programa termina com Nature boy, um dos carros-chefes de Cole.

13.03.2019