Especiais

  • Especiais

    São reportagens, entrevistas, recortes sobre temas, abordagens de momentos e de personagens da vida cultural brasileira, sobretudo a musical.

  • Aquarela do Brasil, 80 anos

    Aquarela do Brasil, 80 anos

    A gravação original de Aquarela do Brasil foi realizada em 18 de agosto de 1939. Joaquim Ferreira dos Santos conta o papel que o samba de Ary Barroso ocupa na história do país. João Bosco, um dos entrevistados, interpreta a música no estúdio da Batuta.

    15.08.2019

    Woodstock também foi aqui

    Woodstock também foi aqui

    O Festival de Woodstock, que completa 50 anos em agosto de 2019, fez a cabeça de parte importante da música brasileira. Joaquim Ferreira dos Santos mostra que Os Mutantes, Gal Costa, Novos Baianos, Raul Seixas e outros sofreram influência de Janis Joplin, Jimi Hendrix e do espírito do evento.

    04.08.2019

    O piano delicado de Francisco Pellegrini

    O piano delicado de Francisco Pellegrini

    Os CDs do pianista Francisco Pellegrini refletem países onde ele morou, como Argentina, Portugal e Espanha. Mas referências brasileiras, como Hermeto Pascoal, estão presentes, além do seu jeito econômico de tocar.

    20.07.2019

    Adoniran inédito

    Adoniran inédito

    O Conjunto João Rubinato, que se dedica exclusivamente a Adoniran Barbosa (na certidão, João Rubinato), localizou 12 músicas inéditas do compositor, reunidas agora num disco-livro. Tomás Bastian explica a saga que levou à descoberta.

    18.07.2019

    Garoto, autor de canções

    Garoto, autor de canções

    Instrumentista e compositor fundamental, Garoto é pouco lembrado como autor de canções. Onze de suas criações com letra estão no álbum digital As canções de Garoto. O arranjador e produtor Paulo Serau explica o projeto.

    12.07.2019

    Goma-Laca e os cantos de Elsie Houston

    Goma-Laca e os cantos de Elsie Houston

    Os cantos que Elsie Houston recolheu pelo Brasil e apresentou em livro de 1930, na França, levaram os artistas e pesquisadores do Goma-Laca a realizar um documentário para a Batuta e, agora em 2019, um CD. Este programa explica como o trabalho rigoroso vem sendo feito.

    11.07.2019

    Sertões: histórias de Canudos

    Sertões: histórias de Canudos

    Em cinco episódios, a série de podcasts conta como um conflito do século 19, em que o Exército matou milhares de pessoas pobres, está viva graças a Euclides da Cunha e sua obra Os sertões. Guilherme Freitas, que entrevistou estudiosos, artistas e um canudense, narra a história.

    02.07.2019

    Nelson Gonçalves – Voz, vícios, voltas

    Nelson Gonçalves – Voz, vícios, voltas

    Com vozeirão que o pôs entre os maiores cantores brasileiros, Nelson Gonçalves perdeu dinheiro e fama em drogas, jogo e mulheres. Mas o boêmio deu a volta por cima e se consagrou como intérprete de boleros, tangos e sambas-canção. Seu centenário se completa em 2019.

    12.06.2019