Especiais

  • Especiais

    São reportagens, entrevistas, recortes sobre temas, abordagens de momentos e de personagens da vida cultural brasileira, sobretudo a musical.

  • A vida do Rei em canções

    A vida do Rei em canções

    Paulo Cesar Araújo lança seu terceiro livro sobre o Rei. Em Roberto Carlos outra vez, ele conta a vida do artista a partir das canções. O jornalista apresenta oito exemplos nesta entrevista a Joaquim Ferreira dos Santos.

    15.04.2021

    Xingu: terra marcada

    Xingu: terra marcada

    No Parque Indígena do Xingu, que completa 60 anos em 2021, vivem 6 mil pessoas de 16 etnias. O podcast conta a saga da demarcação e relata as ameaças frequentes aos habitantes. A série tem depoimentos de lideranças indígenas e pesquisadores, além de áudios pouco conhecidos.

    13.04.2021

    Espaços musicais de Augusto de Campos

    Espaços musicais de Augusto de Campos

    O poeta e tradutor Augusto de Campos, que completou 90 anos em fevereiro, tem uma relação rica e estreita com a música, como analisa o professor de literatura Sergio Roberto Montero Aguiar. A influência de Augusto sobre Caetano Veloso é um dos temas.

    24.03.2021

    Antônio Maria – Muito além do samba-canção

    Antônio Maria – Muito além do samba-canção

    Quase sempre associado às canções tristes, o autor de Ninguém me ama também fez frevo, mambo, toada, marchinha, dobrado e outros gêneros. É o que Joaquim Ferreira dos Santos, biógrafo de Antônio Maria, mostra nesta celebração do centenário do compositor.

    11.03.2021

    Luísa Lacerda, voz e violão

    Luísa Lacerda, voz e violão

    Guinga se derrama em elogios, neste programa, à jovem carioca, cada vez mais conhecida por sua voz e seu violão marcantes. Luísa Lacerda está lançando seu primeiro trabalho solo e um CD com Giovanni Iasi.

    11.03.2021

    Dez anos que mudaram a música brasileira (1929-1939)

    Dez anos que mudaram a música brasileira (1929-1939)

    Uma década de ouro iniciou a fase adulta da música popular brasileira. O jornalista João Máximo traça um panorama das transformações: rádios, gravadoras, arranjos, uma geração de artistas brilhantes e a afirmação do samba como gênero central. São 78 gravações em cinco episódios.

    04.02.2021

    Todos os cantos de Jards Macalé

    Todos os cantos de Jards Macalé

    O pesquisador Fred Coelho ressalta, em entrevista a Joaquim Ferreira dos Santos, a originalidade e a multiplicidade do personagem-tema de seu livro Jards Macalé - Eu só faço o que quero. Segundo ele, o artista gosta de dizer que "tudo é samba, tudo é rock, tudo é jazz, tudo é bossa".

    21.01.2021

    Cristina Buarque, voz e memória do samba

    Cristina Buarque, voz e memória do samba

    Cristina Buarque cantou muitos sambas na carreira e registrou, em fitas e na memória, outros tantos. Ela selecionou dez de sua preferência, nenhum óbvio, para a conversa com Pedro Paulo Malta em Paquetá, ilha onde mora.

    23.12.2020