Especiais

  • Especiais

    São reportagens, entrevistas, recortes sobre temas, abordagens de momentos e de personagens da vida cultural brasileira, sobretudo a musical.

  • Zuza para sempre

    Zuza para sempre

    Zuza Homem de Mello morreu neste 4 de outubro, aos 87 anos. A Batuta recorda os 157 episódios do programa Playlist do Zuza e os 50 da série Duke por Zuza. E se despede de um grande brasileiro e grande amigo.

    04.10.2020

    A vida de Sylvia Telles

    A vida de Sylvia Telles

    Cantora que viveu apenas 32 anos, Sylvia Telles ganha biografia que faz jus à sua condição de grande intérprete do samba-canção e da bossa nova. O autor, Gabriel Gonzaga, conta a Joaquim Ferreira dos Santos detalhes da vida e da carreira de Sylvinha, como seu namoro com João Gilberto.

    02.10.2020

    Casa do Choro Digital

    Casa do Choro Digital

    Referência internacional quando o assunto é choro, a Casa lança portal com vários atrações, incluindo shows como o de Mônica Salmaso cantando o repertório de Elizeth Cardoso. Paulo Aragão, um dos responsáveis, explica as ações virtuais da instituição.

    29.09.2020

    O manifesto antirracista de Fabiana Cozza

    O manifesto antirracista de Fabiana Cozza

    A cantora louva os orixás em seu oitavo álbum e faz, segundo afirma, um manifesto contra o "terrorismo religioso" que vê em curso no Brasil. Dos Santos é marcado por tambores e tem composições encomendadas aos autores.

    14.09.2020

    Cristovão Bastos e Rogério Caetano

    Cristovão Bastos e Rogério Caetano

    Dois dos mais importantes instrumentistas brasileiros, o pianista e o violonista falam do primeiro álbum que realizam juntos, tocando composições próprias, algumas com parceiros como Paulinho da Viola.

    03.09.2020

    A Música Popular Brasileira no século 21

    A Música Popular Brasileira no século 21

    Em série de quatro vídeos, o cantor e compositor Romulo Fróes analisa os caminhos da produção musical do século 20 e os atuais. Segundo ele, "a relação entre artista e produção, causado pela democratização dos meios de gravação, transformou a canção brasileira".

    30.08.2020

    Alice Passos canta Ary Barroso

    Alice Passos canta Ary Barroso

    Apenas voz e dois violões foi o formato intimista escolhido pela cantora Alice Passos para um álbum dedicado à obra de Ary Barroso. No repertório estão clássicos como Na batucada da vida e Na Baixa do Sapateiro em arranjos nada óbvios.

    26.08.2020

    A história de ‘Acertei no milhar’

    A história de ‘Acertei no milhar’

    O lançamento da gravação original do divertidíssimo samba de breque composto por Wilson Baptista e interpretado por Moreira da Silva completa 80 anos em agosto de 2020. Rodrigo Alzuguir, biógrafo de Wilson, conta em detalhes essa história.

    24.08.2020