Especiais

  • Especiais

    São reportagens, entrevistas, recortes sobre temas, abordagens de momentos e de personagens da vida cultural brasileira, sobretudo a musical.

  • As vidas de Elza

    As vidas de Elza

    Fome, perdas de filhos, racismo, estigmas e dores diversas não impediram Elza Soares de se firmar como uma das maiores intérpretes brasileiras. Sua história é "improvável", como diz Zeca Camargo, biógrafo da cantora, à Batuta. Hoje, a voz dela representa vários grupos sociais e ideias.

    09.10.2019

    Jorge Mautner

    Jorge Mautner

    Em entrevista em sua casa, Jorge Mautner canta músicas e recorda sua infância de filho de judeus refugiados que ia ao candomblé levado pela babá. Também fala de militância política, de sua fé no Brasil e apresenta o jingle que compôs para a Batuta.

    03.10.2019

    O som do Leblon

    O som do Leblon

    Bairro carioca que completa cem anos tem muitas histórias e músicas, como recordam Joaquim Ferreira dos Santos, Luís Filipe de Lima e Andréa Dutra. Sinônimo de pecado em antigas marchinhas, a região teve Tom Jobim e Cazuza entre as figuras marcantes.

    26.09.2019

    Elisa Gudin canta Elton Medeiros

    Elisa Gudin canta Elton Medeiros

    A cantora, filha do compositor Eduardo Gudin, lança projeto com gravações de músicas de Elton Medeiros, morto em 4 de setembro. Ela explica as escolhas do repertório e conta que seu amor pela obra do sambista vem desde a infância.

    18.09.2019

    João Gilberto ao vivo em Tóquio

    João Gilberto ao vivo em Tóquio

    Blu-ray lançado no Japão, com 21 músicas interpretadas por João Gilberto em 2006, é um registro histórico: nunca o artista foi filmado tão de perto. A Batuta enviou o material para os especialistas Walter Garcia e Aderbal Duarte comentarem e apresenta os 21 áudios do blu-ray.

    03.09.2019

    Mestres Navegantes

    Mestres Navegantes

    A sexta edição do projeto "Mestres navegantes", de registro de manifestações populares, é a segunda dedicada à Bahia. O curador Betão Aguiar explica as características e a importância dos cantos de capoeira, como o do Mestre Curió (foto), e de candomblé.

    21.08.2019

    Aquarela do Brasil, 80 anos

    Aquarela do Brasil, 80 anos

    A gravação original de Aquarela do Brasil foi realizada em 18 de agosto de 1939. Joaquim Ferreira dos Santos conta o papel que o samba de Ary Barroso ocupa na história do país. João Bosco, um dos entrevistados, interpreta a música no estúdio da Batuta.

    15.08.2019

    Woodstock também foi aqui

    Woodstock também foi aqui

    O Festival de Woodstock, que completa 50 anos em agosto de 2019, fez a cabeça de parte importante da música brasileira. Joaquim Ferreira dos Santos mostra que Os Mutantes, Gal Costa, Novos Baianos, Raul Seixas e outros sofreram influência de Janis Joplin, Jimi Hendrix e do espírito do evento.

    04.08.2019