Os artistas e pesquisadores do grupo Goma-Laca têm desenvolvido, nos últimos anos, uma pesquisa rigorosa baseada no livro Chants Populaires du Brésil [Cantos populares do Brasil], obra lançada na França em 1930 e hoje raríssima. Um exemplar está na coleção do pesquisador José Ramos Tinhorão, no Instituto Moreira Salles, e foi ele a base do trabalho do Goma-Laca. No livro, a cantora e pesquisadora brasileira Elsie Houston (1902-1943) apresenta os cantos populares que, em viagens pelo Brasil, descobriu e gravou.

Depois de realizar um documentário em oito episódios para a Rádio Batuta, o Goma-Laca lança em 2019 o CD Cantos populares do Brasil, de Elsie Houston, com novos registros de 20 dos cantos recolhidos, libreto de cem páginas e vários convidados. Biancamaria Binazzi, idealizadora do Goma-Laca ao lado de Ronaldo Evangelista, detalha nesta entrevista a Lucas Nobile como foram feitas a pesquisa e o disco. Conta, por exemplo, que o incêndio do Museu Nacional, em 2018, destruiu os cilindros de cera em que estavam as gravações de 1912 dos índios Paresí. Mas o material está digitalizado, como está toda a pesquisa de Elsie Houston, agora revitalizada.

O Goma-Laca é um centro de pesquisa, criação e difusão voltado ao universo da música brasileira gravada em discos de 78 rotações.

Repertório

Xangô – Alessandra Leão

Taieiras – Alessandra Leão e Pastoras do Rosário

Bem-te-vi – Marcelo Pretto

Adê Chariô – Juçara Marçal

Perdiz Piou – André Mehmari

 

Apresentação: Lucas Nobile

Edição: Filipe Di Castro