Jorge Mautner
Em entrevista em sua casa, Jorge Mautner canta músicas e recorda sua infância de filho de judeus refugiados que ia ao candomblé levado pela babá. Também fala de militância política e de sua fé no Brasil.
“Vinicius – Poesia, música e paixão” é o mais completo documentário feito sobre Vinicius de Moraes. Foi realizado por João Máximo na Rádio Cultura AM, de São Paulo, em 1993, por ocasião dos 80 anos de seu nascimento, e está disponível na Rádio Batuta.
Cristina Buarque cantou muitos sambas na carreira e registrou, em fitas e na memória, outros tantos. Ela selecionou dez de sua preferência, nenhum óbvio, para a conversa com Pedro Paulo Malta em Paquetá, ilha onde mora. Em 23 de dezembro, completa 70 anos.
Samba-exaltação bem diferente, com muito humor, a composição de Assis Valente foi dispensada por Carmen Miranda e lançada pelo conjunto Anjos do Inferno em 1941. Três décadas depois, faria sucesso com os Novos Baianos.
Luiz Melodia morreu em agosto de 2017 reconhecido como um cantor e compositor absolutamente original, capaz de conciliar samba e música pop com elegância. Algumas de suas criações estão nesta playlist, interpretadas por ele e por outros.
O samba-canção Folha morta, de Ary Barroso, foi lançado em 1956 na voz de Jamelão. A parceria do cantor com a Orquestra Tabajara é um ponto alto da música brasileira.
No seu conjunto de nove sinfonias, foi nas ímpares que Beethoven fez as transformações que o tornaram o nome maior do gênero. Trechos marcantes estão na seleção de Arthur Dapieve para o último programa dedicado aos 250 anos do compositor.
Entre 2017 e 2020, Zuza Homem de Mello realizou 157 edições do Playlist do Zuza e compartilhou com a Rádio Batuta seu amor pela música. O IMS produziu um vídeo para agradecê-lo pela colaboração. Há depoimentos de Maria Bethânia, Ney Matogrosso, João Bosco e outros.
A violinista Regina Carter combinou jazz com política nesse álbum lançado em 2020, perto das eleições presidenciais dos EUA. Reinaldo Figueiredo explica que as músicas remetem aos estados em que a disputa é mais acirrada: Georgia on my mind, Pennsylvania etc.