Na década de 20, as empresas fonográficas brasileiras entraram na onda da música americana, o que fez diminuir o número de gravações de bandas e conjuntos de choro, proliferando as chamadas jazz-bands. Só na Casa Edison gravaram a Jazz Band do Batalhão Naval, a Orquestra Ideal Jazz Band, a American Jazz Band Sílvio de Souza e, sobretudo, a Jazz Band Sul-Americana de Romeu Silva. Em compensação, fora do Brasil fazia sucesso o conjunto organizado e dirigido pelo mestre Pixinguinha, Os Oito Batutas, que se apresentaram na Argentina e na França. Além de Pixinguinha, outro músico que fez sucesso na mesma época foi Américo Jacomino, mais conhecido como Canhoto.

Bloco 1
Abismo de rosas (Canhoto) – Canhoto
Nosso ranchinho (Donga e De Chocolat) – Fernando e Jazz Band Sul-Americana Romeu Silva
De cartola e bengalinha (Freire Júnior) – Fernando e Jazz Band Sul-Americana Romeu Silva

Bloco 2
Chuá chuá (Pedro de Sá Pereira e Ari Pavão) – Fernando e Jazz Band Sul-Americana Romeu Silva
Caneca de ouro (Sinhô) – Fernando e Jazz Band Sul-Americana Romeu Silva
Suspira, nega, suspira (Pedro de Sá Pereira) – Fernando e Jazz Band Sul-Americana Romeu Silva

Bloco 3
Zizinha (José Francisco de Freitas, Carlos Bittencourt e Cardozo de Menezes)
Pinta, pinta, melindrosa (Freire Júnior) – Fernando e Jazz Band Sul-Americana Romeu Silva
Eu vivi Lili (José Francisco de Freitas) – Pedro Celestino
Morro de Mangueira (Manoel Dias) – Sílvio de Souza e American Jazz Band

Bloco 4
Ora vejam só (Sinhô) – Francisco Alves e ORuqestra Pan-americana do Cassino Copacabana
Cristo nasceu na Bahia (Sebastião Cirino e Duque) – Artur Castro
Rapaziada do Brás (Alberto Marino) – Sexteto Bertorino Alma

Bloco 5
Pinião (Augusto Calheiros e Luperce Miranda) – Augusto Calheiros e Turunas da Mauricéia
Helena (Componentes do grupo Turunas da Mauricéia) – Augusto Calheiros e Turunas da Mauricéia
Indurinha de coqueiro (Componentes do grupo Turunas da Mauricéia) – Augusto Calheiros e Turunas da Mauricéia

Bloco 6
Amar a uma só mulher (Sinhô) – Francisco Alves
Não quero saber mais dela (Sinhô) – Francisco Alves e Rosa Negra
A voz do violão (Francisco Alves e Horácio Campos) – Francisco Alves

Bloco 7
A favela vai abaixo (Sinhô) – Francisco Alves
Deus nos livre do castigo das mulheres (Sinhô) – Mário Reis
Sussuarana (Hekel Tavares e Luís Peixoto) – Gastão Formenti
Lamento (Pixinhguinha) – Orquestra Típica Donga-Pixinguinha

 

 

Baseado no livro “A canção no tempo”, de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello
Adaptação, pesquisa e texto: Carla Paes Leme
Locução: Cláudia Diniz
Sonorização: Filipe Di Castro
Edição: Carla Paes Leme e Filipe de Castro
Supervisão: Francisco Bosco