Programas

  • Programas

    Programas variados que fazem parte da grade atual da Batuta estão reunidos aqui.

  • Estúdio Batuta

    A Batuta recebe artistas em seu estúdio para entrevistas e números musicais. Mostramos aqui os resultados desses encontros.

    VER TODOS

    João Camarero

    João Camarero

    Com menos de 30 anos, João Camarero é um dos principais violonistas brasileiros. Ele está lançando seu segundo CD, Vento brando, em que aproxima o clássico do popular, nova marca de seu trabalho como solista. No estúdio interpreta composições de Radamés Gnattali e Garoto.

    12.05.2019
    Marina Iris e Rodrigo Lessa

    Marina Iris e Rodrigo Lessa

    A voz poderosa de Marina Iris interpreta composições da parceria Rodrigo Lessa/Manu da Cuíca num CD muito original e suingado, Rueira. Marina e Rodrigo comentam temas do disco (feminismo, combate à intolerância, ocupação das ruas) e apresentam músicas no estúdio.

    06.05.2019
    Barbara Casini

    Barbara Casini

    Quase todos os discos de Barbara Casini são dedicados à música brasileira. Em março de 2019, a artista gravou mais um, com canções de Novelli, entre elas Laranja azeda, que interpretou no estúdio da Batuta. Ela explica como a paixão surgiu e cresceu.

    08.04.2019

    Playlist do Zuza

    Zuza Homem de Mello, nome consagrado quando o assunto é música brasileira, reúne no programa gravações de sua preferência, combinando registros consagrados e contemporâneos. Ele é autor de livros como A canção no tempo (em parceria com Jairo Severiano), João Gilberto, Música com Z e A era dos festivais. Playlist do Zuza é uma parceria com a Rádio USP (93.7 FM em São Paulo), que veicula o programa às 17h de sexta-feira, dia em que entra no site da Batuta. A Rádio MEC FM do Rio de Janeiro apresenta às 22h de sexta. O tema de abertura é "Incompatibilidade de gênios" (João Bosco e Aldir Blanc).

    VER TODOS

    Chico Saraiva, João Bosco, rock rural…

    Chico Saraiva, João Bosco, rock rural…

    Sá, Rodrix e Guarabyra, os melhores representantes do rock rural, estão na seleção de Zuza Homem de Mello. Violonistas de gerações diferentes também se destacam no programa: o consagrado João Bosco e os já bastante reconhecidos Chico Saraiva e Daniel Murray.

    24.05.2019
    Mario Reis canta Tom, Dussek canta Lamartine, Ayrton Montarroyos canta Caymmi…

    Mario Reis canta Tom, Dussek canta Lamartine, Ayrton Montarroyos canta Caymmi…

    Mario Reis interpretando um samba obscuro de Tom Jobim é um dos destaques da seleção de Zuza Homem de Mello. A versão voz-e-piano de Eduardo Dussek para Serra da Boa da Esperança e o jovem Ayrton Montarroyos cantando Sodade matadera também estão no programa.

    17.05.2019
    Choro, Jovem Guarda, Samba da Vela…

    Choro, Jovem Guarda, Samba da Vela…

    O choro é destacado por Zuza Homem de Mello em dois momentos, um deles Noites cariocas, de Jacob do Bandolim. Também há dois momentos de Renato Barros, o líder do Renato e Seus Blue Caps. E o programa acabam com um das principais rodas de samba de São Paulo.

    10.05.2019

    A volta ao jazz em 80 mundos

    Reinaldo Figueiredo apresenta o programa, que estreou em 2013. Ele começou a gostar de jazz entrando pela porta da bossa nova. Depois de ver ao vivo Leny Andrade com o Bossa Três, saiu comprando discos de trio piano/baixo/bateria. Nos anos 1970, enquanto era cartunista no jornal O Pasquim, também tocava pandeiro num obscuro conjunto de choro que nem nome tinha, mas era apelidado de Época de Merda. Em 1984, com Hubert e Claudio Paiva, criou o tablóide de humor O Planeta Diário. Nos anos 1980 e 1990, integrante do Casseta & Planeta, participou como baixista dos shows musicais do grupo. Desde 1998 toca contrabaixo na CEJ (Companhia Estadual de Jazz), grupo dedicado ao samba-jazz. O título do programa faz ao alusão ao livro A volta ao dia em 80 mundos, do escritor argentino e jazzófilo Julio Cortázar. O prefixo do programa é Hot bean strut, do pianista panamenho Danilo Perez.

    VER TODOS

    60 anos de Kind of blue

    60 anos de Kind of blue

    Um dos discos mais importantes da história do jazz, gravado por Miles Davis (foto) e um time de grandes músicos, completa 60 anos em 2019. Reinaldo Figueiredo mostra versões que outros artistas deram às faixas. Os brasileiros Eliane Elias e Grupo Pó de Café estão na seleção.

    20.05.2019
    Brasil acima de tudo, jazz acima de todos – parte 2

    Brasil acima de tudo, jazz acima de todos – parte 2

    Na segunda seleção de gravações recentes feitas por brasileiros, comemorativa dos seis anos do programa, Reinaldo Figueiredo mostra a diversidade do jazz. Há espaço, por exemplo, para um grande nome egresso do choro, Hamilton de Holanda (foto).

    15.04.2019
    Brasil acima de tudo, jazz acima de todos – parte 1

    Brasil acima de tudo, jazz acima de todos – parte 1

    Reinaldo Figueiredo monta uma primeira seleção de gravações lançadas em 2018 para mostrar a qualidade do jazz feito por brasileiros. Amaro Freitas (foto) é um deles. A playlist termina com a transformação em balada jazzística de Garçom, sucesso do brega Reginaldo Rossi.

    18.03.2019

    Prelúdios

    Arthur Dapieve apresenta o programa, que estreou em 2013. Ele é jornalista desde 1986, trabalhando na área de cultura no "Jornal do Brasil" e em "O Globo", do qual é colunista, além do site "NoPonto". Tem dez livros entre ficção e não ficção, alguns sobre música, como BRock - o rock brasileiro dos anos 80 (1995) e Renato Russo - O trovador solitário (2000). Escuta música clássica desde que era um adolescente fã de rock progressivo e hoje dedica a Bach, Tchaikovsky e Mahler a maioria do seu tempo.

    VER TODOS

    Gigli, o único

    Gigli, o único

    Apontado por Enrico Caruso como o seu sucessor, Beniamino Gigli foi um dos maiores tenores do século XX. Arthur Dapieve selecionou árias que mostram, além da beleza da voz, o talento de Gigli como ator. Uma das gravações foi realizada no Rio de Janeiro, em 1951.

    27.05.2019
    Seis anos…

    Seis anos…

    O programa Prelúdios faz aniversário, e Arthur Dapieve celebra com uma seleção de peças que marcaram sua formação na música clássica. As escolhas afetivas começam uma peça de Mozart ouvida no filme Amadeus (foto) e contam com um astro pop, Sting.

    26.04.2019
    Ode a Alberto Nepomuceno

    Ode a Alberto Nepomuceno

    Alberto Nepomuceno (1864-1920) abriu caminhos para uma música orquestral brasileira, como assinala Arthur Dapieve neste programa dedicado à obra do compositor cearense. Faixas de um recém-lançado CD da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e outras gravações estão no repertório.

    24.03.2019

    IMS Paulista

    Programas sobre as atrações culturais do IMS Paulista, sobretudo as musicais, ficam disponíveis aqui.

    VER TODOS

    Metá Metá e o cinema

    Metá Metá e o cinema

    Kiko Dinucci, do trio Metá Metá, analisa aspectos de Inferno, o filme de 1911 que tem exibição no IMS Paulista, em 28 e 29 de maio com trilha sonora ao vivo. Ele ainda comenta o uso da música em filmes de Hitchcock, Glauber Rocha, irmãos Cohen e outros.

    25.05.2019
    Samba da Laje

    Samba da Laje

    Roda que acontece há mais de 20 anos na Vila Catarina, Zona Sul de São Paulo, o Samba da Laje ocupa o térreo do IMS Paulista no dia 26 de maio, às 16h. Daniela Oliveira, integrante do grupo, explica as características do trabalho e do repertório.

    23.05.2019
    Grupo Cupuaçu

    Grupo Cupuaçu

    O maranhense Tião Carvalho, que criou há três décadas em São Paulo o Grupo Cupuaçu, detalha as origens e as referências do Auto do Bumba-meu-boi. A festa, que se tornou uma das mais importantes manifestações populares da cidade, chega ao IMS Paulista em 28 de abril, às 16h.

    26.04.2019

    IMS Poços

    Atividades culturais da sede do IMS em Poços de Caldas (MG) são tema de programas da Batuta.

    VER TODOS

    Salve o compositor popular – Johnny Alf e João Donato

    Salve o compositor popular – Johnny Alf e João Donato

    A série de encontros mensais "Salve o compositor popular", conduzida pelo professor de literatura Sergio Roberto Montero Aguiar, trata em 29 de meio de dois grandes pianistas e compositores, tidos como precursores da bossa nova.

    24.05.2019
    Salve o compositor popular – Paulinho da Viola

    Salve o compositor popular – Paulinho da Viola

    A série mensal "Salve o compositor popular", conduzida por Sergio Roberto Montero Aguiar no IMS Poços, tem Paulinho da Viola como tema de abril. Neste programa, o professor de literatura comenta a obra do compositor e escolhe três músicas para serem tocadas.

    18.04.2019
    Salve o compositor popular – Adoniran, Vanzolini, Germano

    Salve o compositor popular – Adoniran, Vanzolini, Germano

    A série "Salve o compositor popular", que o professor Sergio Roberto Montero Aguiar iniciou em fevereiro tratando de compositores cariocas, continua em março no IMS Poços de Caldas com três grandes sambistas de São Paulo: Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias.

    19.03.2019

    Literatura em voz alta

    O programa apresenta gravações de poemas, contos e trechos de romances, feitas muitas vezes pelos próprios autores, em registros pouco conhecidos. Também há trechos de palestras, como as realizadas no Clube de Leitura do IMS.

    VER TODOS

    Literatura e conflitos – A poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial

    Literatura e conflitos – A poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial

    Carlos Drummond de Andrade (foto), Cecília Meireles e Murilo Mendes estão entre os autores brasileiros que escreveram textos contundentes sobre a Segunda Guerra. Seus poemas foram analisados pelo professor da USP Murilo Marcondes de Moura no ciclo "Literatura e conflitos".

    01.02.2018
    Literatura e conflitos – A guerra não tem rosto de mulher

    Literatura e conflitos – A guerra não tem rosto de mulher

    Ao analisar a obra de Svetlana Aleksiévitch no curso Literatura e conflitos, Paulo Roberto Pires ressaltou que a vencedora do Nobel de Literatura de 2015 descarta a história triunfal e observa a devastação provocada nas pessoas por guerras e tragédias, sempre do ponto de vista das...

    25.01.2018
    Literatura e conflitos – O tempo e o vento

    Literatura e conflitos – O tempo e o vento

    Em sua aula sobre O tempo e o vento, no curso Literatura e conflitos, Regina Zilberman destacou a opção de Erico Verissimo por subverter versões oficiais da história do Rio Grande do Sul. A Guerra dos Farrapos é observada a partir dos sofrimentos causados às mulheres.

    18.01.2018

    Podcasts

    Os podcasts da Batuta formam uma espécie de Rádio Pensamento. Literatura, ensaios, reflexões são a matéria-prima dos programas. Uma das séries é a dos podcasts realizados pela equipe da revista serrote, do IMS.

    VER TODOS

    Gal, Callado e Ana C. nos tempos da ditadura

    Gal, Callado e Ana C. nos tempos da ditadura

    No livro Tudo em volta está deserto, Eduardo Jardim reflete sobre a arte na ditadura a partir do show Gal a todo vapor, do romance Quarup e da poesia de Ana Cristina Cesar. Para ele, arte e pensamento são mais efetivos do que engajamento político.

    01.12.2017
    Lillian Ross

    Lillian Ross

    O tema do podcast da serrote é Lillian Ross, a estrela do jornalismo norte-americano que morreu aos 99 anos em setembro. Seu perfil de Ernest Hemingway, publicado em 1950, permanece como exemplo de grande reportagem, capaz de mostrar o lado patético do escritor.

    16.11.2017
    Perto de Foucault

    Perto de Foucault

    Roberto Machado comenta, no podcast da serrote, seu livro Impressões de Michel Foucault. Ele recorda a convivência entre "um jovem professor subdesenvolvido e uma estrela internacional da filosofia", conta histórias divertidas e ressalta a originalidade do pensador francês.

    02.11.2017
    Gal, Callado e Ana C. nos tempos da ditadura

    Gal, Callado e Ana C. nos tempos da ditadura

    No livro Tudo em volta está deserto, Eduardo Jardim reflete sobre a arte na ditadura a partir do show Gal a todo vapor, do romance Quarup e da poesia de Ana Cristina Cesar. Para ele, arte e pensamento são mais efetivos do que engajamento político.

    01.12.2017
    Lillian Ross

    Lillian Ross

    O tema do podcast da serrote é Lillian Ross, a estrela do jornalismo norte-americano que morreu aos 99 anos em setembro. Seu perfil de Ernest Hemingway, publicado em 1950, permanece como exemplo de grande reportagem, capaz de mostrar o lado patético do escritor.

    16.11.2017
    Perto de Foucault

    Perto de Foucault

    Roberto Machado comenta, no podcast da serrote, seu livro Impressões de Michel Foucault. Ele recorda a convivência entre "um jovem professor subdesenvolvido e uma estrela internacional da filosofia", conta histórias divertidas e ressalta a originalidade do pensador francês.

    02.11.2017
    Francisco Bosco e o silêncio

    Francisco Bosco e o silêncio

    Francisco Bosco lê para a Rádio Pensamento um trecho da conferência de encerramento do ciclo "O silêncio e a prosa do mundo". Ele lembra como um acidente grave o levou aos livros e a trocar o mundano pelo mundo.

    09.10.2013
    O silêncio por Pedro Duarte

    O silêncio por Pedro Duarte

    O professor de filosofia Pedro Duarte, que participa do ciclo "O silêncio e a prosa do mundo", diz que a recusa à "confusão babélica" de hoje é quase impossível, mas que hierarquizar falas é necessária. E destaca o "esforço de linguagem" dos cartazes das manifestações.

    17.08.2013
    O silêncio por Francis Wolff

    O silêncio por Francis Wolff

    O ciclo de conferências "O silêncio e a prosa do mundo" está começando no Rio e em SP com o filósofo Francis Wolff, que fala em entrevista para o programa Rádio Pensamento sobre as várias formas de silêncio.

    14.08.2013
    Reação ao artista nu

    Reação ao artista nu

    Os protestos contra a performance de um artista nu, tocado por uma criança, fazem parte de um quadro de "cala a boca geral" desejado pelos setores conservadores, diz Guilherme Wisnik em sua coluna "Espaço em obra" (Rádio USP).

    05.10.2017
    O IMS Paulista

    O IMS Paulista

    Professor de arquitetura e urbanismo da USP, Guilherme Wisnik analisa em sua coluna "Espaço em obra" (Rádio USP) o edifício do IMS Paulista, inaugurado em 19 de setembro.

    21.09.2017
    As caravanas de Chico Buarque

    As caravanas de Chico Buarque

    Guilherme Wisnik analisa, em sua coluna "Espaço em obra" (Rádio USP), a melodia e a letra de As caravanas, canção de Chico Buarque que ele classifica de "poderosa". A música ressalta o lugar diferente que Chico, ex-unanimidade nacional, ocupa hoje no Brasil.

    08.09.2017